Zeppelin no Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia - Cartão Postal
O Aeroporto Bartolomeu de Gusmão (IATA: SNZ, ICAO: SBSC) foi um
aeroporto construído para receber os dirigíveis Graf Zeppelin e Hindenburg.
Em 1942, tornou-se uma base área da Força Aérea Brasileira (FAB) que a
utiliza desde então. Está localizado no bairro de Santa Cruz, zona oeste carioca.
O nome do aeroporto foi uma homenagem a Bartolomeu de Gusmão, padre português,
nascido em Santos no Brasil colônia, que no início do século XVIII realizou
pesquisas sobre transporte por balões.
Entre 1931 e 1937, a Deutsche Luft Hansa (Lufthansa após 1933) operou voos
regulares entre a Alemanha e o Brasil,
utilizando seus dirigíveis rígidos LZ 127 Graf Zeppelin e LZ 129
Hindenburg. O Rio de Janeiro era o destino final,
de onde os passageiros poderiam fazer conexões com serviços de aviões para
o Sul do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia,
que eram operados pela subsidiária brasileira da Lufthansa, a Syndicato
Condor.
O aeroporto foi inaugurado em 26 de
dezembro de 1936 pelo presidente Getúlio
Vargas, com a presença do embaixador alemão Schmidt Elskop. Antes da
construção do aeroporto os dirigíveis rígidos eram guardados no Campo dos
Afonsos.
O sítio aeroportuário consistia de um campo de pousos e
decolagens, um hangar, uma alfândega,
um prédio administrativo, outro prédio para os operadores de rádio, cinco
quartos para funcionários, alojamentos para a tripulação, um depósito, uma
fábrica de hidrogênio, uma instalação para misturar o hidrogênio
com butano e
um ramal de trens que ligava o local com o centro da cidade a 54 km de
distância. O complexo foi inteiramente construído pela Luftschiffbau Zeppelin e ainda é
parcialmente utilizado pela FAB, que ocupa o lugar.
O hangar é o único exemplar original de estrutura construída
para acomodar dirigíveis rígidos ainda existente no mundo. Devido a sua
importância histórica, foi tombado como Patrimônio Cultural Nacional em 14 de março de 1999.
Como consequência do desastre do Hindenburg em 6 de maio de 1937, na Estação Aeronaval
Lakehurst, em Nova Jersey, Estados
Unidos, em 17 de junho de 1937 a Luftschiffbau
Zeppelin requisitou ao governo brasileiro a suspensão dos serviços. Desde
então, não houve mais operações civis no aeroporto.
Em 12 de fevereiro de 1942, seis meses antes do
Brasil declarar guerra às Potências do Eixo, o aeroporto foi tomado pelo
então Ministério da Aeronáutica e
transformado na Base Aérea de Santa Cruz, que permanece
como uma das mais importantes da Força Aérea Brasileira.

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