domingo, 25 de outubro de 2020

50 Anos do Primeiro Volkswagen Refrigerado à Água, Alemanha - Artigo




 

50 Anos do Primeiro Volkswagen Refrigerado à Água, Alemanha - Artigo
Artigo


O motor boxer (ou flat, como é chamado lá fora) refrigerado a ar foi o cavalo-de-batalha que transformou os restos de uma montadora que ninguém queria assumir, no caso a Volkswagen, numa das marcas mais conhecidas do mundo. Contudo, sua mudança para a água ocorreu com um produto que nem era seu.
Modelos como Fusca, Kombi, Variant e os Typ’s alemães mudaram completamente o panorama automotivo da Europa e impactaram inclusive o mercado americano, integrando-se às mudanças sociais e culturais daquele país. No Brasil? Nem é preciso comentar...
Mas, em 1969, a Volkswagen – que já era dona da Audi há cinco anos – adquiriu a NSU, a famosa montadora Neckarsulm e que por pouco não esteve presente no Brasil a partir dos anos 50.
Com a compra da NSU, a VW tinha como objetivo apenas ampliar a produção, visto que suas fábricas não davam conta da demanda, sendo o mesmo motivo pelo qual havia adquirido a Audi em 1964.
No entanto, com a morte de Heinz Nordhoff – que era inflexível quanto ao uso de outro propulsor, que não fosse o boxer refrigerado a ar – os engenheiros da Volkswagen puderam executar seus planos para que a marca evoluísse.
Assim, não tendo um produto 100% desenvolvido com motor a água, embora a VW pudesse ter usado o Audi 60, um projeto da NSU caiu no colo de Wolfsburg e era conhecido como K70. Ele era o irmão menor do icônico e disruptivo Ro80.
O K70 foi renomeado pouco antes de chegar ao mercado e passou a ser o primeiro carro com a marca VW disponível no mundo. Com porte médio, o sedã da NSU trazia soluções de espaço e conforto interessantes, incluindo também discos de freio junto ao câmbio, reduzindo o peso não suspenso.
Produzido em Salzgitter, o VW K70 foi lançado oficialmente em 20 de outubro de 1970. Projetado por Claus Luthe, um dos mais renomados designers automotivos de sua época, o sedã teve motores 1.6 de 75 e 90 cavalos, além de um 1.8 com 100 cavalos.
Feito na mesma fábrica do Typ 4, o último VW alemão originalmente refrigerado a ar – num estranho contraste, que refletia a mudança de perfil da marca – o K70 teve vida curta, morrendo em 1975. Dois anos antes, porém, nascia de fato o primeiro Volkswagen projetado pela marca com motor refrigerado à água, o Passat. O resto é história...

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