domingo, 25 de outubro de 2020

EMEI Anita Procópio Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 









EMEI Anita Procópio Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


A EMEI "Anita Procópio Junqueira" é uma tradicional instituição Municipal de Educação Infantil, fundada em 1954, e por ela já passou os pais dos nossos atuais alunos. Segundo relatos destes pais, momentos alegres e inesquecíveis de suas infâncias foram vividos aqui. Está localizada na Rua 21 de abril n.º 570, no bairro de Vila Tibério, e atende atualmente 450 alunos na faixa etária de 4 a 6 anos.
Possui 8 salas de aulas, amplo refeitório, salão social, sanitários masculino e feminino, cozinha, consultório dentário, enfermaria, parte administrativa (secretaria e direção), parque, quadra, campo, pracinha, mesas externas para pintura e modelagem, além de uma enorme área verde que proporciona um ambiente muito agradável.
Para o desenvolvimento do projeto pedagógico conta com uma diretora, 16 professores, um oficial administrativo, quatro auxiliares de serviços, uma cozinheira, uma estoquista, uma dentista (4 h diárias), uma enfermeira (semanalmente) e muitas mães voluntárias.
Mariana Balbina Procópio Junqueira (Anita), nasceu em Porto Ferreira, em 12 de março de 1890, filha do Coronel Cornélio Procópio Junqueira de Araújo Carvalho e de Maria Gabriela Diniz Junqueira.
Casou-se em São Paulo com seu primo Francisco da Cunha Junqueira, Bacharel em Direito, Deputado Estadual, Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, delegado da lavoura junto ao Instituto de café, Secretário da Agricultura e Presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, de 1920 a 1926.
Mariana Balbina Procópio Junqueira (Anita), teve cinco filhos e faleceu em Ribeirão Preto, em 21 de maio de 1956.
Durante sua vida, deixou uma tradição de trabalho e abnegação em prol dos desfavorecidos pela sorte, com especial atenção pela infância abandonada e também pelas famílias dos combatentes da II Guerra Mundial, pracinhas nas linhas de frente de combate.
Considerada uma anfitriã perfeita, conseguiu representar nossa cidade com dignidade frente a ministros, secretários, parlamentares e titulares de toda ordem que vinham à nossa cidade e eram hospedados em sua fazenda "Brejinho" em Bonfim Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário