quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Galeria Prestes Maia, São Paulo, Brasil













Galeria Prestes Maia, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia



Inaugurada em 1940, pelo então prefeito Francisco Prestes Maia – com direito à presença do presidente Getúlio Vargas –, a galeria surgiu com a dupla função de ser um espaço cultural e servir como ligação subterrânea entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú, com saída abaixo do Viaduto do Chá. Depois da degradação sofrida ao longo da década de 1970, o local passou a abrigar postos administrativos de órgãos públicos.
Em novembro de 2000, como resultado de um convênio com o Museu de Arte de São Paulo (Masp), a galeria passou a ser uma espécie de filial do museu, embora sem um acervo permanente.
O local abriga até hoje as esculturas de bronze Graça I e Graça II, de Victor Brecheret (1894-1955) – com 2,10 metros de altura e expostas, cada uma, sobre um pedestal de granito de 30 centímetros –, e uma réplica, do mesmo metal, da escultura Moisés, do artista renascentista Michelangelo (1475-1564), produzida pelo Liceu de Artes e Ofícios. O local foi também o primeiro a expor um presépio napolitano datado de 1720, doado à cidade pelo industrial Francisco “Ciccillo” Matarazzo, no final dos anos de 1950, e que hoje compõe o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário