quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Propaganda "Apollo VIP, o Apollo com Griffe Própria", Volkswagen Apollo, Volkswagen, Brasil


 

Propaganda "Apollo VIP, o Apollo com Griffe Própria", Volkswagen Apollo, Volkswagen, Brasil
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O Volkswagen Apollo e seu irmão, o Ford Verona, surgiram durante a existência da Autolatina, um acordo entre a Volkswagen e a Ford.
Com o mercado em crise, a Ford pensava em sair do Brasil naquele final dos anos 1980. Mas o processo de indenização das concessionárias era tão caro, que acabou ficando. A solução foi criar uma joint venture com a Volkswagen no Brasil e na Argentina.
Difícil conciliar as filosofias de trabalho americana e alemã. Integrando as fábricas e operações das duas empresas, a ideia era compartilhar custos e potencializar os pontos fortes de cada uma, em uma experiência tentada também em Portugal com a AutoEuropa. A engenharia da VW não passava todas informações para a da Ford, e vice-versa. Na época, a VW tinha 34% do mercado, e a Ford, 21%.
Durante o período da Autolatina, a VW ofereceu à Ford os motores AP-1600, AP-1800 e AP-2000 além da plataforma do sedã Santana, que originou os modelos Versailles e Royale com características Ford. 
A Ford, em contrapartida, forneceu à VW os motores AE-1000 e 1600 (CHT), além da plataforma do Escort, que originou os modelos Apollo (irmão do Verona, derivado do Orion europeu), Logus e Pointer com identidade Volkswagen, mais o chassi do caminhão Cargo, que viria a ser a base de operações da VW Caminhões.
A associação foi desfeita em janeiro de 1996.

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