sexta-feira, 9 de abril de 2021

Daimler Phoenix 1896 / O Primeiro Caminhão da Mercedes Benz, Alemanha

 


Daimler Phoenix 1896 / O Primeiro Caminhão da Mercedes Benz, Alemanha
Fotografia


Quando Gottlieb Daimler apresentou o Phoenix, seu primeiro caminhão em 1896 (com rodas de madeira revestidas de ferro), o mundo certamente não esperava por aquele veículo. Na Alemanha, nenhum comprador foi encontrado e na Inglaterra, onde o veículo foi finalmente vendido, um membro da tripulação teve que andar na frente, agitando uma bandeira vermelha para alertar os outros usuários da estrada. E, no entanto, esse transporte de quatro cavalos de potência com um motor traseiro de dois cilindros e um deslocamento de 1,06 litros, iria desencadear uma história de sucesso sem paralelo no transporte de carga.
O Phoenix, no entanto, tinha pouco em comum com um caminhão de verdade. Na realidade, era uma carroça convertida, típica daquelas puxadas por cavalos. Seu chassi foi equipado com feixes de molas que foram montados transversalmente na frente e no formato de molas helicoidais na parte traseira. A suspensão era necessária não apenas pelo mau estado das estradas, mas porque o motor era muito suscetível a vibrações.
A última seção do trem de força era moderna: uma correia transferia a força do motor para um eixo montado transversalmente ao eixo longitudinal do veículo. Cada extremidade do eixo era equipada com um pinhão, uma pequena roda dentada. Cada dente do pinhão engrenava com os dentes internos de uma coroa que estava firmemente conectada à roda a ser acionada. Muito mais tarde, esse conceito construtivo se tornaria uma marca registrada dos caminhões Mercedes-Benz: o eixo de redução planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário