sábado, 3 de abril de 2021

Entrada Principal do Edifício Altino Arantes, Rua João Brícola, 1950, São Paulo, Brasil





Entrada Principal do Edifício Altino Arantes, Rua João Brícola, 1950, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

O largo do Rosário (atual praça Antônio Prado) tinha na travessa do Rosário (atual rua João Brícola) um de seus apêndices.
O largo começou a existir efetivamente em 1872, quando foram demolidas as casinhas em que ex-escravos moravam e também quando foi demovido um cemitério contíguo à igreja.
A demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos em 1903, pelo prefeito Antônio Prado, possibilitou a construção do imponente palacete Martinico Prado, hoje sede da Bolsa Mercantil e de Futuros.
Era na travessa do Rosário que havia as redações dos mais importantes jornais da Cidade: Diário Popular, Correio Paulistano e O Estado de São Paulo.
Quando em 1914 faleceu João Brícola, foi dado seu nome à travessa. O diretor do Diário Popular, José Maria Lisboa, porém, resolveu manter no expediente do jornal o endereço antigo.
O motivo foi que Lisboa não perdoava o fato de João Brícola legar toda a sua fortuna para a Santa Casa de Misericórdia, onde serviu como tesoureiro, e abandonar uma irmã na miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário