terça-feira, 13 de abril de 2021

O Correto é Biscoito ou Bolacha? - Artigo

 


O Correto é Biscoito ou Bolacha? - Artigo
Artigo


Texto 1:
Ambos são corretos, mas “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa, e esse é o único critério em que é possível apontar um vencedor. Os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são ambos válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido hoje no Brasil. O país é atualmente o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, com 1,2 mil toneladas fabricadas por ano, segundo a Associação Nacional da Indústria de Biscoitos (Anib). Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 g.
O resultado definitivo da briga mais famosa da Internet
Round 1: Etimologia do biscoito
“Biscoito” vem do latim bis (duas vezes) + coctus (cozido) e chegou ao português pela palavra francesa “bescuit”, que surgiu no século 12. O nome vem da prática de assar o alimento duas vezes para que ficasse menos úmido e durasse mais sem estragar. A prática de assar mais de uma vez se aplica à bolacha (biscoito recheado) dos dias de hoje, porque ela vai ao forno quatro vezes
Round 2: Etimologia da bolacha
“Bolacha” vem de “bolo” (do latim “bulla”, objeto esférico) com o sufixo “acha”, que indica diminutivo. A palavra holandesa “koekje” significa a mesma coisa e gerou termos como “cookie” e “cracker”. Para diferenciar dos biscoitos, convencionou-se que koekje e derivados são os que utilizam um componente levantador, como o fermento. Os produtos brasileiros utilizam, então podemos chamar de bolachas
Round 3: Legislação
Quem regula o produto é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que considera os dois termos como sinônimos. Eles são definidos como: “produto obtido pelo amassamento e cozimento conveniente de massa preparada com farinhas, amidos, féculas fermentadas, ou não, e outras substâncias alimentícias”. E, sim, o órgão leva em consideração as variações com cobertura e recheio e diz que é mesmo tudo igual
Round 4: Inserção na língua portuguesa
O desempate vem do fato de que as duas palavras entraram na língua portuguesa em momentos diferentes. O registro mais antigo que a reportagem encontrou para “bolacha” é de 1543. Já para “biscoito”, o registro encontrado é de 1317, ainda na forma “bíscoyto”. Há quem diga, porém, que “biscoito” só entrou no português no século 15 – ainda assim, décadas antes de “bolacha”
O que dizem as fabricantes:
Nestlé –“A Nestlé entende os dois termos como corretos, porém utiliza “biscoito” em suas marcas por essa ser uma convenção da indústria brasileira”.
Bauducco –“Não há um motivo específico para a nomenclatura “biscoito”, é uma convenção da categoria. Não existe um termo correto, tanto que a legislação utiliza o termo ‘biscoito ou bolacha'”.
M. Dias Branco -“O uso da nomenclatura é uma questão regional. A M. Dias Branco usa “biscoito” como padrão para definir seus produtos”.
Mondelez -“Na Mondelez Brasil, os produtos são denominados “biscoitos”. A justificativa para o uso do termo é que é o mesmo da entidade de classe Anib”.
Texto 2:
As palavras são utilizadas como sinônimos tanto pela indústria alimentícia quanto pelos órgãos reguladores. Porém, na prática, o biscoito e a bolacha se diferenciam pelo modo de preparo e formato.
As bolachas costumam ser secas e ter um formato mais plano. Já o biscoito pode ser seco ou úmido, e possui um formato mais arredondado.
O que é biscoito?
O biscoito é um alimento produzido com massa de farinha de diferentes cereais, gordura ou levedura. Pode possuir açúcar ou não. Assim como recheio ou cobertura, e pode ser encontrado em diferentes formatos, porém dificilmente em uma forma mais plana.
O termo biscoito vem do latim bis e coctus, que significa "cozido duas vezes". Isto em alusão ao seu antigo modo de preparo, onde o alimento era assado duas vezes para que ficasse menos úmido.
O biscoito se originou com os gregos, que misturaram mel, leite e canela na preparação do pão egípcio. O alimento era produzido inicialmente por escravos e apenas no século XVII começou a se popularizar na Europa.
O que é bolacha?
A bolacha é produzida com os mesmos ingredientes do biscoito, mas a diferença é que geralmente é mais seca. Além de possuir um formato plano.
Como exemplo, temos a Bolacha Maria, criada em 1874. Ela foi feita em comemoração às bodas da duquesa da Rússia Maria Alexandrovna com o Duque de Edimburgo.
O termo bolacha vem do latim bulla (objeto esférico) mais o sufixo diminutivo acha.
Biscoito ou bolacha? O que diz a legislação?
Apesar da distinção, a Anvisa, órgão regulador dos produtos alimentícios no Brasil, considera os temos biscoito e bolacha como equivalentes.
Essa definição leva em consideração a presença ou não de cobertura, recheio, além de diversos formatos e texturas.
Já segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), tanto o termo bolacha quanto biscoito estão corretos. Apesar disso, o termo "biscoito" foi o primeiro a entrar para a língua portuguesa.
Qual é o termo utilizado em cada região?
Se de acordo com a legislação, os dois termos estão corretos e existem na língua portuguesa, qual seria o melhor para utilizar? A resposta varia de acordo com a região do Brasil.
No geral, a indústria alimentícia costuma usar mais o termo biscoito na embalagem. Além disso, o termo é mais utilizado na maior parte das regiões do Brasil, incluindo Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Por outro lado, o termo bolacha é amplamente utilizado no estado de São Paulo e na região sul do Brasil.
Nota do blog: Eu sou da "turma da bolacha"...rs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário