segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Praça Visconde de Sinimbu, Maceió, Alagoas, Brasil


 



Praça Visconde de Sinimbu, Maceió, Alagoas, Brasil
Maceió - AL
Colonvist N. 8
Fotografia - Cartão Postal




A praça Visconde de Sinimbu, antiga Redenção (1892) e depois Euclides Malta (1912), situada na lateral do início da rua do Imperador, artéria pela qual passou a comitiva real, após desembarque no trapiche do cais de Jaraguá, em dezembro de 1859, apresenta referência iconográfica ao Visconde de Sinimbu.
No centro de uma das laterais da porção maior da praça, encontra-se o monumento ao Visconde de Sinimbu, que consiste numa escultura de corpo inteiro em bronze sobre pedestal, apoiada em base de pedra.
A praça encontra-se bastante descaracterizada, com canteiros sem vegetação, árvores cortadas e não replantadas, bancos quebrados e brinquedos em concreto armado danificados. É parcialmente ocupada pelos estudantes da Escola Técnica de Música que funciona no espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, situada numa das quadras laterais; e também por usuários de transporte público, que aguardam nos dois pontos de ônibus situados nas laterais da mesma. À noite e finais de semana é ocupada por moradores de rua e mendigos.
O pedestal do monumento encontra-se em péssimas condições de preservação, devido às pichações frequentes e atos de vandalismos, promovidos por moradores de rua e manifestantes do Movimento dos Sem Terra – MST que frequentemente acampam na praça, devido à presença da sede do Incra na mesma.
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu (1810-1906), o visconde de Sinimbu, nasceu em São Miguel dos Campos – AL, era meio irmão do barão de São Miguel dos Campos e do Barão de Jequiá e da baronesa consorte de Atalaia. Formou-se em Direito em Olinda e foi presidente das províncias de Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul; ministro dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, da Justiça e das Relações Exteriores e primeiro-ministro do Brasil (27º Gabinete – 1878-1880).

Nenhum comentário:

Postar um comentário