As Três Versões do Chafariz da Carioca, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia
A primeira foto mostra o terceiro Chafariz da Carioca. A segunda foto mostra outro ângulo ainda deste terceiro chafariz projetado pelo arquiteto Grandjean de Montigny e que ficou pronto em 1834.
Este chafariz foi demolido na década de 20 do século passado, por Alaor Prata, para facilitar o tráfego da Rua Uruguaiana para a Rua 13 de Maio.
A terceira imagem mostra o primeiro Chafariz da Carioca, construído à beira da Lagoa de Santo Antônio, onde fica atualmente o Largo da Carioca. O rio Carioca, cujas nascentes estão nas Paineiras, na Serra do Corcovado, era um rio de águas fartas e perenes que desaguavam na Baía da Guanabara. Descia ao longo do Vale das Laranjeiras, recebendo pequenos afluentes como o Silvestre e o Lagoinha. Um dos braços desemboca em frente à atual Rua Paissandu e o outro, em frente ao Outeiro da Glória. O rio Carioca foi desaparecendo aos poucos por força dos aterros. O primeiro Chafariz da Carioca foi construído no Governo Aires Saldanha (1719-1725) com 16 bicas de bronze. Os escravos e apanhadores de água aí se aglomeravam para exercer o seu mister diário. Este chafariz foi demolido em 1829.
O segundo Chafariz da Carioca foi construído pelo Intendente Geral da Polícia Luís Paulo de Araújo Bastos. Era provisório, de madeira imitando granito, com 40 torneiras. Durou pouco, arruinando-se com rapidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário