sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Memorial da Resistência de São Paulo / Estação Pinacoteca / Pina Estação, São Paulo, Brasil

 


Memorial da Resistência de São Paulo / Estação Pinacoteca / Pina Estação, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


A Pina Estação é um local de exposições artísticas da cidade de São Paulo, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Fica localizada no centro da cidade, no Largo General Osório, 66, no bairro da Luz ao lado da Sala São Paulo e da Estação Júlio Prestes. Abriga exposições temporárias da Pinacoteca de São Paulo, o Memorial da Resistência de São Paulo, o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey.
Histórico do prédio:
Após arrendar a Estrada de Ferro Sorocabana em 1907, a Brazil Railway Company de Percival Farquhar anunciou a intenção de construir uma nova sede para a Sorocabana, agora rebatizada "Sorocabana Railway Company", dadas as condições da existente e primitiva estação desta ferrovia na capital paulista.
O projeto do prédio foi contratado junto ao escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, autor de outros edifícios símbolos de São Paulo como o Mercado Municipal, o Theatro Municipal, o Palácio das Indústrias, entre outros. Em estilo eclético conta com seis pavimentos, construído em três módulos em uma área de 7550 metros quadrados. O revestimento da fachada é em tijolos cerâmicos aparentes e praticamente quase todo o material foi importado da Inglaterra e Alemanha.
Suas obras foram iniciadas em meados de 1908, como parte de um grande plano de remodelação do pátio, armazéns e da estação ferroviária terminal de São Paulo. Após seis anos de obras, a nova estação e sede da Sorocabana Railway foi entregue em 1914. Apesar de ser um prédio moderno, a Sorocabana o classificou como provisório pois tinha a intenção de construir uma nova estação de passageiros para rivalizar com a Estação da Luz.
Com a construção e aberta da nova estação São Paulo na década de 1930, o prédio perdeu sua função de estação e passa a ser uma sede administrativa da Sorocabana até ser transformada em sede da delegacia do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops, a polícia política do governo paulista, órgão criado em 1924) pelo interventor Fernando de Sousa Costa em 1942.
Com o fim do Deops, o prédio abrigou a Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil até 2002.
Posteriormente foi transformado no Memorial da Resistência, com a exposição de longa duração que faz uma reflexão do controle, repressão e resistência durante o período da ditadura militar.
O prédio foi incorporado pela Pinacoteca do Estado em 2002 e é administrado e mantido pela instituição.
Nota do blog: O local tem história e não deixa de ser uma boa opção de passeio. Dito isso, recomendo que se resolver visitar, não vá a pé, especialmente a partir da Estação da Luz. O entorno é completamente dominado por drogados, moradores de rua, pedintes, prostitutas, pivetes, etc. O policiamento é inexistente neste trajeto, você estará sozinho sem nenhuma proteção. É extremamente perigoso, especialmente para mulheres. Se optar por ir, vá e volte de Uber ou de carona, descendo e embarcando na porta de entrada. Lá dentro é tranquilo, especialmente porque eles mantém seguranças na entrada para evitar esse problema. É mais uma das inúmeras situações vergonhosas que acontecem na cidade de São Paulo, nunca são resolvidas e sempre pioram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário