Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
terça-feira, 29 de março de 2022
Ingresso da Despedida de Pelé da Seleção Brasileira, Brasil 2x2 Iugoslávia, 18/07/1971, Estádio Mário Filho / Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
Ingresso da Despedida de Pelé da Seleção Brasileira, Brasil 2x2 Iugoslávia, 18/07/1971, Estádio Mário Filho / Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
Fotografia
No dia 18 de julho de 1971, Pelé, aos 31 anos (31 anos apenas!), se despediu da Seleção Brasileira. Há exatos 50 anos, o Maracanã novamente se tornou um espelho da alma do brasileiro que, das arquibancadas, sentia o peso da realidade, tendo a impressão de que um encanto os iludira. O que parecia fazer parte há milênios da história do País, Pelé com a camisa do Brasil, estava se acabando. Diante de 138.575 pessoas (além disso, imaginem os que entraram sem pagar, imprensa, autoridades, o público total deve ter chegado a quase 150 mil pessoas!), em amistoso contra a Iugoslávia, Pelé fazia seu último jogo pela seleção. O último gol havia feito uma semana antes, no empate por 1 a 1 com a Áustria, no Morumbi. O jogo contra os iugoslavos terminou 2 a 2, gols de Rivellino e Gérson para o Brasil e Dzajic e Jerkovic para os adversários, dirigidos por Vujadin Boskov, que anos depois faria sucesso na Sampdoria de Toninho Cerezo. Quando deixou o campo, em volta olímpica, ainda no primeiro tempo, Pelé tirou a camisa e, como se ela fosse a sua mais íntima confidente, a levou ao rosto e chorou. As lágrimas revelavam a força daquela vestimenta, o sentido de sua carreira, resumido na devoção da multidão que, como último recurso, gritava, em tom de apelo: "Fica, fica, fica...".
Nota do blog: O futebol brasileiro nunca mais foi o mesmo, deve ter sido uma emoção fora do comum, adoraria ter assistido essa partida no Maracanã, teria histórias para contar para filhos, netos, bisnetos, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário