Monumento a Luiz Pereira Barreto, Praça Marechal Deodoro, Santa Cecília, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
O Monumento a Luiz Pereira Barreto é um conjunto escultórico localizado na Praça Marechal Deodoro, em São Paulo. Foi criado por Galileo Emendabili e inaugurado em 1929.
A iniciativa para a construção do monumento saiu da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que, na década de 1920, decidiu homenagear o médico Luiz Pereira Barreto. Foi organizado um edital público para selecionar o artista responsável pela criação da obra.
Emendabili, vencedor do edital, espantou-se com o rigor academicista imposto pela comissão avaliadora. Na produção do monumento seguiu as orientações do edital, que exigia destaque ao homenageado, mas produziu com mais liberdade estética as representações femininas, nas laterais da obra.
O monumento foi terminado por Emendabili no fim de 1928 em seu ateliê, na Rua das Flores (Praça Clóvis Bevilaqua). Com o aval da Prefeitura de São Paulo, em fevereiro de 1929, o monumento foi instalado na Praça Marechal Deodoro, que não contava à época com nenhuma outra obra. A Praça Marechal Deodoro tem um formato triangular, localizada na intersecção entre a Avenida São João, a Rua das Palmeiras e a Avenida Angélica. A obra foi oficialmente inaugurada em 3 de maio de 1929, na gestão do prefeito Pires do Rio.
Nos anos 2000, dentro do projeto de revitalização da Praça Marechal Deodoro, o monumento foi restaurado. A construção do Minhocão modificou a concepção paisagística da obra, degradando o entorno da praça e comprometendo a visualização do monumento.
O Monumento a Luiz Pereira Barreto mede, em sua totalidade, 10 metros. É feito de granito e bronze. O principal elemento do conjunto escultórico é uma representação de Barreto, em pé, portando uma tradicional vestimenta médica. Apesar de médico, Barreto atuou também na agricultura, por exemplo, ao desenvolver a produção de uvas para o mercado de vinhos no Brasil. O pedestal do monumento, de granito, mede aproximadamente cinco metros, o que no total faz a obra medir quase dez metros de altura. As medidas dessa escultura principal são 4,37m x 1,42m x 1,42m.
Ao lado da imagem principal, há esculturas de personagens femininas, Hígia e Ceres, representando respectivamente a medicina e a agricultura. As deusas foram produzidas numa combinação de elementos academicistas e art déco. A representação de Hígia tem sobre suas pernas uma taça e está envolta por uma serpente. A representação de Ceres segura uvas, símbolo da fertilidade.
Nota do blog 1: Belíssimo monumento, repararam que nos dias atuais não se fazem mais monumentos nas praças? A bem da verdade, nem praças fazem mais. Atualmente, nas raras vezes que projetam monumentos, os mesmos são construídos com materiais inferiores, que duram muito pouco (inclusive, alguns são feitos de materiais reciclados e sucatas), muito diferente dos de antigamente, que eram feitos para durar (como este que chegou a nossos dias), construídos com materiais nobres, como por exemplo o bronze. Eu até entendo que atualmente se fizerem monumentos com materiais nobres, no dia seguinte já furtam/roubam tudo, destruindo o monumento para vender em ferro-velho. Ok, mas ainda assim é lamentável que o poder público não consiga coibir esses criminosos. Tem Polícia, Guarda Metropolitana, etc. Infelizmente essa situação é reflexo do atual nível de nossa sociedade/população, grande parte vem passando por um degrado social, moral, econômico e educacional. As pessoas estão perdendo todo o sentido de respeito, ordem e bom senso. Parece ser um caminho sem volta...
Nota do blog 2: Quase esqueci, as fotos acima são um trabalho de amor e coragem (mais coragem que amor) do fotógrafo. Tirar fotos neste local é uma verdadeira "aventura", está infestado de ladrões, drogados, pivetes, traficantes, mendigos e moradores de rua. Se você optar por fazer o mesmo, recomendo extremo cuidado. Eu sei que é triste dizer isso, mas é a verdade.
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