Hospital de Isolamento, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Uma das primeiras instituições de saúde pública em São Paulo. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas iniciou suas atividades em 1880 como o Hospital dos Variolosos onde havia apenas um pavilhão que atendia exclusivamente doentes de varíola — situava-se na Avenida Municipal nº1, a atual Doutor Arnaldo. Devido à necessidade do atendimento de pacientes infectados com outras epidemias como a febre amarela, difteria, febre tifóide e outras, ocorreu sua primeira ampliação em 1894.
Em 1932 a instituição de saúde passou a ser denominada "Hospital de Isolamento Emílio Ribas" — uma justa homenagem ao médico e sanitarista Emílio Ribas, que atuou diretamente no combate às epidemias de varíola e febre amarela. Sua dedicação era tanta que se deixou picar por um mosquito infectado com a doença para mostrar que a febre amarela não era contagiosa. Provou assim que a forma de transmissão era apenas através da picada de um mosquito infectado. Fechou-se em um quarto com voluntários que fizeram outras experiências.
Na cena abaixo — registrada por Guilherme Gaensly em data ignorada — vemos uma operação de traqueostomia no Hospital de Isolamento. Observe que na época, cirurgiões e equipe ainda não providenciavam cuidados de proteção nas intervenções cirúrgicas tais como máscaras faciais e luvas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário