Rótulo "Lactogeno", 1960, Leite em Pó Modificado Lactogeno, Nestlé, Brasil
Rótulo
Fomentado pelo discurso médico, o ato de comer passou a ser percebido do ponto de vista da garantia de saúde e vitalidade da família. Tendo isso em vista, as empresas, principalmente do ramo da indústria de leite e seus derivados, passaram a explorar o valor nutricional dos alimentos.
Na alimentação infantil, foram criados produtos específicos para atender às demandas alimentícias de crianças na primeira infância, em especial para bebês que não podiam se alimentar do leite materno. Nesses casos, o leite em pó foi ganhando adaptações para que se tornasse um alimento ideal para lactentes, sem que houvesse qualquer prejuízo em relação à proporção de nutrientes.
Nesse sentido, a Nestlé criou o “Lactogeno”, um leite em pó modificado que, segundo instruções do rótulo, deveria ser diluído em água morna, previamente fervida, bem como os utensílios deveriam ser esterilizados antes da utilização.
Todavia, percebeu-se que, em alguns casos, sobretudo nas famílias mais carentes, a substituição do leite materno pelo leite em pó acarretou problemas no desenvolvimento infantil. Isso porque algumas famílias dissolviam o leite em pó em mais água do que a recomendada, em uma tentativa de “fazer render” o produto.
Nota do blog: A segunda frase do último parágrafo é meu pai escrito...rs.

Nenhum comentário:
Postar um comentário