sábado, 9 de julho de 2022

Rótulo "Leite Condensado Marca Moça", 1945, Nestlé, Brasil


 

Rótulo "Leite Condensado Marca Moça", 1945, Nestlé, Brasil
Rótulo


Uma das principais marcas de leite condensado comercializadas no país era a “Milkmaid”, que foi o primeiro produto da marca Nestlé a ser comercializado no Brasil. O nome em inglês não obteve popularidade e passou a ser conhecido pelos brasileiros como “leite da moça”, em referência a figura feminina no rótulo. Posteriormente, a empresa adotou o nome “Moça” para se referir ao leite condensado no Brasil.
Durante o século XX, o leite condensado foi bastante utilizado como adoçante de chás e cafés, bem como uma alternativa ao leite fresco, além de ter sido um dos principais produtos empregados na alimentação infantil.
Nos rótulos de leite condensado era comum ter uma tabela com a dosagem indicada para as crianças, conforme sua idade. O leite condensado Moça afirmava, em seu rótulo, que era possível “preparar as mamadeiras exclusivamente com Leite Moça até o 12º mês, diluindo, no segundo semestre, para cada uma das 5 refeições, 12 a 14 colheres das de café (40 a 50grs.) de Leite Moça em 19 a 20 colheres das de sopa (190 a 200grs.) de água fervida”. No Brasil, no final dos anos 1950, as vendas do leite condensado Moça aumentam vertiginosamente, e o produto se torna um ingrediente culinário importante na cozinha brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário