quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

A Copa do Mundo e o Radinho de Pilha - Artigo


 

A Copa do Mundo e o Radinho de Pilha - Artigo
Artigo


Durante um longo período, não havia outra forma de torcer a não ser pelo rádio. A primeira transmissão de um jogo de Copa do Mundo em cadeia nacional de rádio foi em 1938, durante o mundial realizado na França. Foi um jogo entre Brasil e Polônia, vencido por nós por 6 a 5. Nas primeiras edições da Copa do Mundo, para ver os jogos, os torcedores deveriam aguardar a exibição de trechos das partidas em alguns cinemas.
Os primeiros televisores chegaram ao Brasil no início dos anos 1950 e, com isso, no final da década, já era possível assistir aos videoteipes dos jogos das copas pela televisão. Com a impossibilidade da transmissão ao vivo, só era possível assistir às partidas com mais de um dia de atraso. O rádio continuava a ser o principal modo de acompanhar a atuação da seleção brasileira. Somente na Copa do Mundo do México, em 1970, os jogos passaram a ser transmitidos ao vivo, via satélite, para todo o planeta.
Na imagem, torcedor acompanha pelo rádio a partida Brasil x Espanha, válida pela Copa do Mundo do Chile. Rio de Janeiro, 6 de junho de 1962.
Nota do blog: Jamais vou deixar de acompanhar jogos de futebol pelo rádio, para mim sempre vai ser a forma mais prazerosa de acompanhar o esporte. As transmissões são mais honestas, emocionantes, informativas e divertidas do que as da televisão (além dos profissionais que atuam no rádio serem, na imensa maioria dos casos, mais competentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário