segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Homenagem aos Aviadores Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 1922, São Paulo, Brasil

 




Homenagem aos Aviadores Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 1922, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Constata-se pela raríssima cena registrada em 1922, tratar-se de um acontecimento de gigantesca importância com a enorme afluência da população elegantemente trajada. À frente, o prédio do Gran Hotel de la Rotisserie Sportsman; à sua esquerda, o Bar Viaducto, na esquina da Rua Líbero Badaró e à direita, o início do Viaduto do Chá. Presume-se que os homenageados pelo governador paulista Washington Luís e abordados abaixo, estivessem sendo recepcionados no referido hotel, frequentado pela elite de então.
Tratou-se de um marco para a navegação aérea mundial que completou 100 anos em 2022. No período de 30/03 a 17/06/1922, os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral empreenderam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Partindo do Rio Tejo, em Lisboa, a aeronave batizada como Lusitânia — um hidroavião monomotor especialmente concebido para a ocasião, realizou o primeiro voo ligando Portugal ao Brasil, repetindo pelo ar, a viagem marítima do navegador português Pedro Álvares Cabral, alguns séculos antes.
A épica viagem transoceânica iniciou-se em Lisboa às 7:00h de 30/03/1922, utilizando um hidroavião monomotor Fairey F III-D, equipado com motor Rolls-Royce. Desta forma seria possível pousar e decolar na água — visto que alguns locais previstos para as escalas não dispunham de aeródromos para o pouso. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado — e empregaria durante a viagem —, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época.
Ao todo, a missão aérea durou 62 horas e 26 minutos, percorrendo cerca de 8.300 quilômetros, fazendo escalas em Las Palmas nas Ilhas Canárias, Gando, São Vicente, São Tiago, Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Porto Seguro, Vitória e Rio de Janeiro — que na época era a capital brasileira. O feito ficou mundialmente conhecido e teve um imenso valor político e tecnológico para Portugal. Carlos Viegas Gago Coutinho, oficial da Marinha portuguesa, cartógrafo, geógrafo, historiador e navegador faleceu em Lisboa em 18/02/1959. Artur de Sacadura Freire Cabral Júnior, oficial da Armada e aviador português, desapareceu em 15/11/1924 quando voava em direção à Lisboa — seu avião caiu no Mar do Norte e seu corpo nunca foi encontrado.

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