O Degrado da Antiga Ligação Ferroviária São Paulo ao Porto de Santos da São Paulo Railway SPR, Estado de São Paulo, Brasil
Estado de São Paulo - SP
Fotografia
Texto 1:
Para fazer a ligação de São Paulo ao Porto de Santos, a São Paulo Railway criou um sistema de patamares, em 1867, em que duas locomotivas, uma subindo a serra e outra descendo, usavam o peso da carga para vencer o forte declive.
Posteriormente foi implantado um novo sistema funicular, em 1900, chamado de Serra Nova, que era paralelo ao antigo.
Com a saturação do sistema no início dos anos 70, foi implantado o sistema de cremalheira em 1974, sistema esse em que a roda do trem girava em um trilho dentado, ocasionando a desativação do sistema de patamares.
O melhor caminho era onde ficava o 1º sistema funicular; com isso, nenhuma casa de máquinas era necessária. Infelizmente deixaram tudo degradar, sobrando apenas a estação de Raiz da Serra e algumas partes do Viaduto da Grota Funda.
Da Serra Nova sobrevivem mais coisas. Nos anos 1980/1990, a ABPF tinha um passeio que ia até o 4º Patamar, devido a isso o trecho está melhor conservado, porém daí para baixo está muito ruim.
Texto 2:
O sistema de cremalheira ocupou o leito da Serra Velha e quase nada sobrou da estrutura do funicular antigo, a não ser a máquina fixa de Paranapiacaba. O funicular funcionou paralelamente à cremalheira até 1982, quando foi desativado e abandonado. Pouco resta dele, fora as máquinas de Paranapiacaba.
Nota do blog: As imagens do post são de 2005, atualmente (18 anos depois) estão em situação muito pior.
Nota do blog: As imagens do post são de 2005, atualmente (18 anos depois) estão em situação muito pior.
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