Jogo do Bicho - Artigo
Artigo
O jogo do bicho foi criado em julho de 1892, no Rio de Janeiro. Barão de Drummond, o proprietário do Jardim Zoológico localizado em Vila Isabel, criou a modalidade de aposta como parte de uma estratégia para atrair visitantes ao estabelecimento.
O bilhete para entrada ao zoológico dava direito à escolha de um entre os 25 animais estampados no tíquete. A premiação era de 20 vezes o valor do ingresso. O resultado do sorteio era divulgado em uma caixa de madeira pendurada num poste próximo à entrada do zoológico. A continuidade desta prática pode ser percebida na segunda foto deste post, de 1961, em que o resultado ainda é divulgado em postes próximos aos locais de aposta.
Devido ao sucesso da modalidade, Barão de Drummond passou a vender os tíquetes de aposta para além dos portões do zoo, fazendo com que o jogo do bicho se popularizasse, tornando-se uma febre na cidade e, posteriormente, no país.
O jogo do bicho, como jogo de azar, foi reprimido pelo Estado brasileiro desde a primeira década de sua criação e, apesar de sua popularidade, permanece uma contravenção no Brasil. As punições podem variar de multa à prisão dos envolvidos.
Nota do blog sobre as imagens:
Imagem 1: Local de apostas do jogo do bicho no prédio Cruzada Cívica Carlos Lacerda. Rio de Janeiro, Brasil, 1964.
Imagem 2: Resultado do sorteio. Rio de Janeiro, Brasil, 1961.
Imagem 3: Batida policial em ponto de aposta. Rio de Janeiro, Brasil, 1968.
Nenhum comentário:
Postar um comentário