Bosque Municipal Zaninelli / Escola Municipal de Sustentabilidade, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
A partir de uma área verde regenerada naturalmente, após ter sido utilizada - desde 1947 - para exploração de granito, foi criado o Bosque Zaninelli. Aquela atividade deu origem a um grande paredão de pedra e aos lagos existentes na área.
Sua entrada é uma atração à parte: uma passarela de madeira recoberta por um túnel vegetal que desemboca frente à pedreira, cercada de mata nativa; ao espelho d´água do lago com aproximadamente 120 metros de extensão, o auditório ao ar livre e o mirante.
Todo este cenário que se descortina à frente do espectador impressiona ainda mais por ser acompanhado pela execução de músicas clássicas de grandes compositores. São bons momentos para contemplação de todas as expressões da natureza ao redor.
Devidamente reformadas pela Prefeitura de Curitiba, as marcantes instalações em madeira, cercadas pelo verde do bosque, passaram a sediar, no Mês do Meio Ambiente (junho)/ 2022, a Escola Municipal de Sustentabilidade. Substitui a Unilivre - desde 2002 uma Oscip (Organização Social de Interesse Público, entidade do Tereceiro Setor -, que teve dificuldades para sustentar o espaço, durante a pandemia da Covid-19, e acabou fechado e depredado.
A Prefeitura decidiu manter a destinação das instalações. Fez os reparos necessários e seus 874m continuam focados na difusão de conhecimentos sobre a preservação e a conservação da natureza, por meio de cursos e capacitações, que integram as Secretarias Municipais da Educação e do Meio Ambiente. O público-alvo das atividades são multiplicadores de boas práticas ambientais, no dia a dia da cidade: como professores da rede municipal de ensino e servidores Há também programas direcionados a síndicos e moradores de condomínios ou integrantes de associações de moradores, entre outras áreas.
A criação do Bosque Zaninelli aconteceu durante a terceira gestão do prefeito Jaime Lerner (1937- 2001). A inauguração foi bastante festejada e atraiu a presença do renomado oceanógrafo francês, um dos grandes defensores mundiais da natureza, Jacques-Ives Cousteou (1910-1997), por tratar-se do primeiro do seu gênero: abrigar a Unilivre.
A edificação, onde agora funciona a Escola de Sustentabilidade, tem como resultado a perfeita integração entre arquitetura e meio ambiente, junto à vegetação.
Sua forma original resulta da construção de troncos e vidro, ressaltando a potencialidade do eucalipto (industrial, proveniente de reflorestamento) explorado em seu limite. A estrutura de madeira chega a 15 metros de altura e tem balanços de 3 metros na armação que apoia a rampa caracol, que leva ao mirante.
Nota do blog: Imagens de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário