sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Indústria de Laticínios Santa-Ritense Ltda, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil





 



Indústria de Laticínios Santa-Ritense Ltda, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia


Em 1912 não existia nada em Santa Rita do Passa Quatro que transformasse o leite em produtos derivados, segundo Victor Ribeiro. 
Foi então que Maneco Palma, Barnabé Correa, Carlos Larsen e outros empreendedores criaram uma empresa denominada “Indústria de Laticinios Santa-Ritense Ltda.”, com um capital de 100 contos de réis, divididos em ações de 200$000. 
Essa quantia serviu apenas para compra de um terreno e o prédio onde seria montada a fábrica de manteiga. 
Em abril deste mesmo ano, Carlos Larsen assumiu como principal acionista e gerente técnico (e nesse tempo, Maneco Palma e Barnabé Correa eram os únicos fornecedores de leite).
Por dificuldades da época, a empresa estava às portas da falência quando chegou a cidade um indivíduo de nacionalidade russa, dizendo ser farmacêutico prático, com experiência em laticínios adquirida na Companhia Ararense (que pertencia a Nestlé). 
Assim, foi criada uma sociedade anônima com um capital de 200:000$000, e em 1922 estavam fabricando manteiga e leite condensado Santa-Ritense.
Apesar disso, o russo "farmacêutico, prático e químico" guardava segredo de como se processava a transformação do leite recebido em leite condensado, além de haver muitas negociações para que se controlasse as finanças e os custos da indústria. 
Nesse meio tempo, foram surpreendidos com telegramas vindos do Rio Grande do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e outros estados, dizendo que o produto estava chegando avariado. 
Eram cerca de 12.000 caixas, ao custo de 50$000 cada, perfazendo um total de 600:000$000. 
Somente do Estado do Rio Grande do Sul, eram 3.600 caixas!
Os produtos acabaram devolvidos à fábrica, sendo os mesmos convertidos em tabletes de doce de leite, inundando o Estado de São Paulo com esses doces.
Posteriormente, em 27/05/1927, a Nestlé comprou a fábrica pela quantia de 700:000$000, importância que deu pra cobrir o capital investido, restando aos acionistas apenas a perda de juros.
Nota do blog 1: Na imagem do post vemos as instalações da fábrica (e ao fundo, a Igreja Matriz e o prédio do Fórum/Cadeia).
Nota do blog 2: O russo, com seus "conhecimentos", deixou a situação "russa", levando a empresa para o buraco...rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário