Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sábado, 28 de outubro de 2023
Palácio Piratini, Anos 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Palácio Piratini, Anos 20/30, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Porto Alegre - RS
Fotografia
O Piratini foi construído substituindo o antigo Palácio de Barro, no mesmo local e que havia sido edificado no ano de 1773 pelo governador José Marcelino de Figueiredo. Em fins do século XIX, o prédio original estava em péssimo estado, tornando necessária a construção de um novo por ordem do presidente do estado Júlio de Castilhos. O primeiro projeto para o novo palácio foi de autoria do arquiteto Affonso Hebert, da Secretaria de Obras Públicas, e a pedra fundamental foi lançada em 27 de outubro de 1896. As obras foram suspensas pelo novo presidente do estado, Carlos Barbosa Gonçalves e o Secretário de Obras da época, Cândido José de Godoy, parece ter tido um papel influente para a escolha de um projeto mais rico, que fosse "o edifício público mais belo e majestoso de todo o Brasil". Então o governo enviou a Paris uma delegação, em 1908, para que realizasse um concurso internacional para uma nova planta.
O concurso atraiu dois participantes: A. Agustín Rey e A. Janin. Mesmo louvados, os desenhos também não foram aproveitados. Um ano depois, o arquiteto francês Maurice Gras veio ao RS apresentou uma nova proposta, que foi aprovada, e em 20 de setembro de 1909 foi lançada a segunda pedra fundamental. Quando Carlos Barbosa deixou o governo em, janeiro de 1913, muito ainda faltava para a conclusão. Por motivos diversos as obras prosseguiram devagar, só sendo reacesas no início da década de 1920, na quarta administração de Borges de Medeiros.
Em 16 de maio de 1921 o prédio pôde ser ocupado, mas sem inauguração oficial e em caráter parcial, pois as alas residenciais, os salões nobres e os jardins não estavam prontos. Somente na década de 1970 o palácio foi dado como concluído.
Em 1955, através de decreto do governador Ildo Meneghetti, foi outorgado o nome oficial de Palácio Piratini, uma homenagem à primeira capital da República Rio-Grandense (1836-1845) durante o episódio da Revolução Farroupilha (1835-1845).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário