Monumento Cristo Redentor, Bairro Parque das Oliveiras, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Outro dia surgiu a questão: Você já foi no Cristo? Não? Como não? Você já foi no do Rio de Janeiro mas não foi no de Ribeirão? Que absurdo...
Pronto, com esse "argumento", ficou decidido que eu teria que conhecer...rs.
Antes de mais nada, cumpre dizer que não existem muitas referências sobre a história da construção desse monumento, ao menos não encontrei nenhuma documentada.
O que se sabe, basicamente, é que o monumento foi construído por Alexandre Balbo em área de sua então fazenda. Posteriormente a fazenda foi vendida e no local implantado um loteamento, originando o bairro.
O monumento foi reformado pela construtora responsável pelo loteamento, provavelmente como contrapartida em acordo com a Prefeitura, além de, claro, valorizar o empreendimento.
A título de curiosidade, segundo informa a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, o monumento tem uma altura total de 23 metros do chão até a estátua (13 metros de base e 10 de estátua).
Fazendo uma comparação, seu "irmão mais famoso" do Rio de Janeiro tem 38 metros de altura total (8 metros de base e 30 de estátua). Portanto, podemos concluir que o "nosso", falando apenas da estátua, tem um terço do tamanho do dos cariocas (10 metros de altura contra 30).
Sobre o local, achei um pouco vazio, enquanto estive lá (cerca de 1 hora) ninguém mais apareceu, o que só comprova que o monumento é um "ilustre desconhecido" dos ribeirão-pretanos.
Falando da conservação, está em bom estado de forma geral (óbvio que tem muita pichação e precisa de alguns reparos na estrutura, mas com um pouco de manutenção fica novo em folha). Também não seria mal se a Prefeitura cuidasse da área verde do monumento, precisa urgentemente de um corte de mato.
Ainda falando da conservação, o principal problema que notei é que o lugar tornou-se um ponto de consumo de bebidas e, provavelmente, drogas, no período noturno. Tem lixo e garrafas de cerveja, whisky, vodka, "corote", etc, pelo chão. E, para quem resolver conhecer o monumento, cuidado com os vidros quebrados dessas garrafas que estão pela área de grama.
Finalizando, se querem saber se vale a pena conhecer, digo que vale. É um lugar que traz uma boa sensação, sentimento de paz e tranquilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário