quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

A Vertiginosa Verticalização de São Paulo, Brasil

 


A Vertiginosa Verticalização de São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia 

Em 1947, contratado pela revista Life, o fotógrafo ucraniano Dmitri Kessel registrou a vertiginosa verticalização da cidade — provavelmente a partir do edifício Goya na avenida Nove de Julho que é vista à direita. À extrema esquerda, a rua Álvaro de Carvalho iniciando na João Adolfo. Os indefectíveis locais ao fundo, todos conhecem. Em primeiro plano, o que vemos é a construção do atual edifício das Bandeiras. Lembremo-nos que seria erguido encostado, o Hotel Claridge — no início da década de 1950.
Mais à frente, na esquina da rua João Adolfo que cruzava a avenida Nove de Julho e terminava na Santo Antônio, o antiquíssimo Prédio 9 de Julho e atrás deste, em construção, o Hotel Brasilar, inaugurado em 1949. Seus apartamentos tinham área aproximada de 30 metros quadrados. Sabe-se que na época, grandes industriais e fazendeiros se deslocavam para a cidade em busca de diversão e companhia, utilizando o pequeno imóvel como "garçonnières". 
No plano médio vemos a praça da Bandeira e seu formato pentagonal. 
Na imagem (indicada com a seta) é possível ver a casa, cenário do macabro "Crime do Poço", na rua Santo Antônio, número 104. O rumoroso caso aconteceu em 1948, meses após esta foto de Kessel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário