Demolição do Tobogã, 2021, Estádio Municipal / Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Arquibancada histórica do estádio do Pacaembu, o tobogã foi demolido em 2021. A estrutura da arena localizada na zona oeste de São Paulo foi abaixo após autorização concedida à concessionária Allegra Pacaembu. A companhia conseguiu derrubar uma liminar da Justiça que proibia a alteração do local, que é considerado pelo Ministério Público como parte do conjunto arquitetônico do complexo esportivo e, portanto, tombado.
O tobogã começou a ser demolido no dia 29 de junho de 2021. A estrutura, que não estava no projeto original do estádio e foi inaugurada na década de 1970, ficava atrás de um dos gols. Responsável pela demolição, a concessionária Allegra Pacaembu vai administrar o estádio por 35 anos.
A demolição foi feita sem o uso de explosivos por causa do risco estrutural ao ginásio, que fica logo atrás do tobogã. Foram utilizados apenas equipamentos como marteletes, escavadeiras e tesouras hidráulicas. A obra do Complexo Pacaembu vai custar R$ 400 milhões, e a demolição do tobogã foi a parte mais demorada.
No lugar do tobogã serão construídos uma esplanada e um prédio comercial de cinco andares e quatro subsolos, totalizando 44 mil metros quadrados de área construída. De acordo com o projeto, o edifício abrigará um centro de convenções e eventos, além de um estacionamento no subsolo. O andar térreo terá áreas interligadas como um espaço ao ar livre com vista para o gramado, uma praça interna de convivência com restaurantes, cafés e serviços, conectando as ruas ao redor do estádio.
O estádio deverá ser reaberto entre 2023-2024.
Nota do blog: Curioso lembrar que o tobogã foi construído após a demolição da concha acústica que existia originalmente no local (um verdadeiro crime arquitetônico). Depois de 50 anos, o tobogã teve o mesmo destino...
Nenhum comentário:
Postar um comentário