Monumento à Giuseppe Verdi, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
A fama do italiano Giuseppe Verdi como compositor de óperas alcançou o mundo inteiro.
No Brasil, especificamente em São Paulo, foi homenageado inicialmente com uma praça no final do anos 1910 no Vale do Anhangabaú.
Pouco tempo depois da construção da praça, a comunidade italiana de São Paulo resolveu erigir um monumento que homenageasse o célebre compositor que nomeia o logradouro.
Para que isso se transformasse em realidade, foi criado o “Comitato Esecutivo per le Onoranze a Giuseppe Verdi”, sendo dados os primeiros passos para a criação do monumento.
Assim, em outubro de 1921, foi inaugurado o "Monumento à Giuseppe Verdi".
Obra do escultor ítalo-brasileiro Amadeo Zani, o mesmo autor de "Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo", o monumento de Giuseppe Verdi é uma peça de bronze de 5,23 metros de altura e pedestal de granito. Somando-se pedestal e escultura, temos quase 7 metros.
Localizado até o início de 1948 na praça que leva seu nome, o Monumento à Giuseppe Verdi era muito conhecido pela população paulistana, especialmente dos que transitavam pelo trecho inicial da avenida São João ou frequentavam o prédio da Delegacia Fiscal.
A remoção do monumento e a demolição da Praça Giuseppe Verdi deu-se em 1947, quando iniciaram-se as obras da construção da avenida que conectaria a avenida Tiradentes ao Vale do Anhangabaú, com a inclusão do famoso “Buraco do Adhemar”.
Com isso, o monumento acabou deslocado para o outro lado do Vale do Anhangabaú, próximo do Theatro Municipal, entre os famosos Palacetes Prates (já demolidos), local onde se encontra até os dias atuais.
Quando se comenta a respeito do Monumento à Giuseppe Verdi, poucos são os paulistanos que imediatamente sabem qual é e onde está localizado. Isso se deve ao fato do monumento atualmente estar quase escondido, cercado por grades e encoberto por árvores.
A localização atual é péssima, acabando por privar as pessoas de admirá-lo.
Por outro lado, isso acaba sendo benéfico a sua preservação: ao contrário dos demais monumentos e esculturas presentes no Anhangabau, a homenagem a Verdi é a única que não se encontra vandalizada, salvo uma pequena placa na base de granito que foi furtada anos atrás.
Concluindo, fica a sugestão de transferirem o monumento para um local de maior destaque na cidade, a beleza dessa obra não pode continuar escondida. Trecho de texto de Douglas Nascimento adaptado para o blog por mim.
Nota do blog: Imagens 1, 3, 7, 8 e 9, crédito para o Google, data não obtida / Imagens 2, 4, 5 e 6, crédito para Douglas Nascimento (2, 4, 5 = ano 2016 / 6 = ano 1915).
Nenhum comentário:
Postar um comentário