quarta-feira, 1 de maio de 2024

Curitiba, Paraná, Brasil



 

Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Editor Julio C. Langer
Fotografia - Cartão Postal

Destaque para o Palacete Hauer, uma Unidade de Interesse de Preservação em estilo eclético, projetada por um arquiteto alemão, construído entre 1898 e 1901 pela família Hauer, imigrantes alemães que marcaram a vida cultural e econômica de Curitiba, sendo inclusive precursores da luz elétrica na capital. Não por acaso, um importante bairro de Curitiba foi batizado com seu sobrenome.
O prédio foi sede da Casa Paulo Hauer, que vendia uma grande variedade de ferramentas, cristais, louças, pratos e porcelana importada. Sabe-se também que a Casa Paulo Hauer vendia bicicletas da marca Durkop, importadas da Alemanha, e era grande o envolvimento de Paulo Hauer com o ciclismo, sendo parte da diretoria do Clube de Ciclistas, que existia desde 1895.
Nos anos 40 o prédio foi adquirido pelo comerciante Francisco Frischmann, que ali instalou o tradicional Frischmann’s Magazine, loja de roupas (entre outros artigos) que operou no local até 2006, conhecida na cidade pelo apelido “o amigão” por conta de suas campanhas publicitárias. 
Em 1974 o prédio passou por uma grande reforma conduzida pelo empresário Maurício Frischmann, que inspirado por uma viagem à Europa, livrou as fachadas de enormes placas que escondiam parcialmente a beleza do prédio, instalando simpáticos toldos nas 64 janelas. 
Nessa época foi instalado um elevador panorâmico em vidro, o segundo no Brasil. 
Em 2006 devido aos altos custos operacionais, o Frischmann’s Magazine encerrou suas atividades nesse prédio, concentrando-se em lojas menores. O prédio foi alugado e hoje é ocupado pela Riachuelo. Texto do Circulando por Curitiba adaptado para o blog.
Nota do blog: Postal circulado em 09/05/1907.

Nenhum comentário:

Postar um comentário