terça-feira, 2 de julho de 2024

Antigo Prédio do Grupo Escolar, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil



 

Antigo Prédio do Grupo Escolar, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Fotografia

Construído pelo Estado em 1911, o prédio que pertence ao Estado sediou o primeiro grupo escolar no município (desde 1915), a extinta Delegacia Regional de Ensino (até 1999) e, finalmente, a Etec Orlando Quagliato (durante os anos 2000-2015). 
O imóvel foi tombado em 2010 pelo pelo Condephaat (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), mas nem esse reconhecimento fez com que o governo realizasse a reforma estrutural necessária. 
A opção mais fácil foi simplesmente abandonar a edificação centenária. 
O Estado já foi condenado a reformar o imóvel em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Santa Cruz do Rio Pardo, mas recorreu da decisão, que está agora no TJ.
No site do Centro Paula Souza, a página dedicada à Etec Orlando Quagliato ostenta a fotografia do imponente prédio, cercado por suas palmeiras imperiais. Mas trata-se de propaganda enganosa. 
Embora o prédio histórico exista, só abrigou a escola técnica entre 2000-2015, quando foi abandonado pelo Estado em função da sua situação precária. 
Atualmente, a Etec não dispõe de sede urbana e desenvolve suas atividades em algumas salas cedidas pela Escola Estadual Sinharinha Camarinha.
Essa não é a primeira vez que essa Etec "mora de favor". Desde que foi fundada em 1971, com o nome de Colégio Técnico Agrícola Estadual de Santa Cruz do Rio Pardo, foi só em 1993 que passou a integrar o Centro Paula Souza, a escola esteve instalada por 29 anos no antigo Colégio Companhia de Maria, instituição mantida por freiras espanholas. Trecho de texto da Alesp.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário