domingo, 21 de julho de 2024

Balanço do Lúcio Mauro, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil






Balanço do Lúcio Mauro, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
Santa Cruz do Rio Pardo - SP
Fotografia

Imagens do balanço do meu primo Lúcio Mauro em Santa Cruz do Rio Pardo/SP, conservado até hoje em ótimo estado por minha tia Maria e tio Lúcio.
Esse balanço tem uma boa história em nossa família, e vou tentar contar uma parte.
Primeiro ponto é que esse balanço não é apenas do Lúcio Mauro. De certa forma, foi de todas as crianças da família Gramália que estiveram um dia na casa da tia Maria e tio Lúcio.
Sem medo de errar, posso citar que brincaram no balanço: Eu, Fabíola, Raquel, Camila, Renata, Ricardo, Ana Paula, Maria Rita (não tenho certeza quanto a Bruna, Jaqueline, Tainaira e Rafael, mas é quase certo que brincaram).
Além disso, os filhos do Lúcio Mauro, bem como os das pessoas acima citadas, também brincaram no balanço (não sei se todos, mas grande parte, minha filha, por exemplo, brincou).
E isso falando só da família Gramália, tem ainda os da família Sanson que não sei precisar, além de crianças de outras famílias que já visitaram a casa de meus tios.
Dito isso, vamos discorrer um pouco sobre como surgiu esse balanço.
Segundo me contaram, o balanço foi dado de presente ao Lúcio Mauro por meu avô, José Gramália, durante os anos 70.
E, originalmente, esse não era o único, houve um segundo, igualzinho, que foi presenteado à minha prima Raquel (esse segundo balanço não existe mais, segundo a Raquel, foi "destruído" por seus irmãos Ricardo e Renata há muitos anos atrás). Mas desse segundo balanço não tenho lembrança, é até possível que eu tenha brincado nele na casa de minha tia Dirce e tio Paulo (uma vez que meus primos Ricardo e Renata o fizeram), mas, sinceramente, não lembro.
Consta que motivo de somente os dois ganharem tal presente, é devido terem sido os dois primeiros netos de meu avô.
Outro fato a ser citado, é que esses balanços teriam sido adquiridos em São Paulo/SP, por minha tia Tereza à pedido de meu avô, e posteriormente trazidos para Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
Feita essa introdução, observem a imagem 1 do post: ela mostra o Lúcio Mauro, criança, brincando no balanço na casa de seus pais em Santa Cruz do Rio Pardo/SP.
Notem que o balanço, originalmente, tinha suas partes de madeira pintadas na cor azul; suas partes metálicas eram em uma cor próxima ao vinho (não tenho certeza) e alumínio.
Seguindo em frente, temos as imagens 2 e 3 do post, mostrando o balanço atualmente (2024).
E sobre essas imagens, não podemos deixar de notar que o balanço está pintado de uma cor diferente da original (parece zarcão, cerâmica ou outra cor assemelhada).
Isso ocorreu devido o balanço ter sido reformado por meu tio Benedito em razão de sua idade (o balanço já é um "senhor de mais de 50 anos" e balançou muitas crianças, algumas bem pesadinhas). Acredito que não era mais possível determinar a cor antiga ou a tonalidade correta, assim optaram por fazer assim.
Concluindo a lembrança, torço para que o balanço (agora reformado) ainda balance muitas crianças...rs.
Nota do blog: Imagem 1, data não obtida, crédito para Maria Sanson / Imagens 2 e 3, data 2024, crédito para Jaf.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário