quarta-feira, 3 de julho de 2024

Guarda Bosquini / "O Terror dos Infratores de Trânsito", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil


 

Guarda Bosquini / "O Terror dos Infratores de Trânsito", Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


Imagem do guarda Bosquini, famoso por seu rigor no cumprimento de suas funções durante os anos 60/70. Era considerado o "terror dos infratores de trânsito da cidade", um tipo de inspetor Javert (aquele do clássico livro de Victor Hugo, "Os Miseravéis").
Ele perseguia e multava sem dó as pessoas que viravam na contra-mão, estacionavam em local proibido, dirigiam sem habilitação, entre outras infrações de trânsito. Era considerado incorruptível, "Caxias", impiedoso no exercício de suas funções.
Existem diversos relatos de adolescentes da época (hoje avós) que dizem terem sido multados, perseguidos, pegos ou fugido do guarda Bosquini.
Quem conseguia fugir ou escapar do Bosquini, contava para todos, amigos e parentes, como se fosse uma façanha, algo muito difícil de se realizar.
Consta que gostava do que fazia e sempre criava novas estratégias para melhorar sua atuação.
Inclusive, lenda ou não, existe uma história na cidade que diz que Bosquini "multou a si mesmo" por ter virado na contra-mão de uma rua.
Analisando a fotografia (e sem ter conhecido Bosquini e sua atuação), me passa a sensação de um certo exibicionismo, que sentia prazer ou gostava de ser temido. Acredito que nos dias de hoje não seria reconhecido ou temido (temos "vilões" bem piores).
Para concluir, Bosquini, por sua atuação, ganhou um apelido na cidade, provavelmente criado por suas vítimas: "Guarda Belo", personagem do desenho "Manda-Chuva" (Top Cat no original). 
Para quem não conheceu o desenho, o Guarda Belo sempre caía ou era vítima nas armações do Manda-Chuva e sua turma. O irônico apelido acabou sendo o (único) jeito que o pessoal da época encontrou para dar o troco no Bosquini.
Nota do blog: Data e autoria da imagem não obtidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário