segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Escultura Aretuza, Parque Tenente Siqueira Campos / Parque Trianon, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil








Escultura Aretuza, Parque Tenente Siqueira Campos / Parque Trianon, Avenida Paulista, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia

Na mitologia grega, Aretuza era uma ninfa "espíritos habitantes de lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas" do Peloponeso e da Sicília. Era companheira de Ártemis, a deusa ligada à vida selvagem e à caça (Diana, para os romanos). Aretuza foi perseguida pelo rio Alfeu e socorreu-se à Ártemis, que a transformou em fonte.
É por causa dessa mitologia que a deusa é frequentemente erigida como adorno de fontes ou entre plantas, caso deste monumento que fica no parque Tenente Siqueira Campos, na avenida Paulista.
É obra do artista Francisco Leopoldo e Silva, que foi discípulo de Amadeo Zani e estudou em Roma com Arturo Dazzi. Sua produção compreende a figura humana, o retrato e a arte religiosa. É autor do primeiro nu feminino colocado, em 1922, no cemitério da Consolação. Foi colega de Brecheret no ateliê de Arturo Dazzi, na Itália, mas optou por uma obra mais conservadora, enquanto Brecheret seguiu a corrente modernista.
O parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como parque Trianon, foi inaugurado em abril de 1892, com a abertura da avenida Paulista na cidade de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon.
O nome Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir no local onde hoje se situa o Museu de Arte de São Paulo (MASP), em frente ao parque, um clube com o nome Trianon. Em 1924, o parque foi doado à prefeitura e, em 1931, recebeu sua denominação atual, em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista, Antônio de Siqueira Campos. Texto da Alesp.
Texto 2:
Criada pelo artista Francisco Leopoldo e Silva, a estátua está localizada no parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), na avenida Paulista. Originalmente, a escultura fazia par com a obra "Nostalgia", instalada atualmente na praça Professor Cardim, próxima ao Jockey Club. Texto da Folha de S. Paulo.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário