A Vergonhosa Situação da Praça da Sé, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
São Paulo é uma cidade que sofre demais nas mãos de administradores incompetentes, pessoas completamente inaptas para os cargos, regiamente pagos, que ocupam.
E, devido a isso, a noção do absurdo parece sempre se superar na cidade!
Dito isso, vamos discorrer sobre uma situação que ocorre já há muito tempo, algo que parece surreal, em um dos principais pontos da cidade, a Praça da Sé.
Como todos sabem, o lugar tornou-se um "depósito" de dependentes químicos, drogados, alcoólatras, traficantes, desocupados, pequenos criminosos, menores infratores, moradores de rua, etc.
Em resumo, tudo aquilo que o poder público não consegue resolver/lidar, deixando na rua para que a população "resolva" ou "pague o preço", na forma de assaltos, furtos, danos, depredação de patrimônio público e particular, sujeira, etc.
E reconheço que é uma situação difícil, pois nas raras vezes que os políticos querem tomar providências no sentido de resolver essa vergonhosa situação, aparecem uma enormidade de ativistas, sindicalistas, partidos políticos radicais, membros dos Judiciário, Executivo, Legislativo, etc, que fazem de tudo para que o problema não seja resolvido!
Mas isso não é nenhuma novidade, todos estamos carecas de saber!
Porém, na Praça da Sé, o problema fica ainda mais escancarado aos olhos de todos, trata-se de um ponto turístico da cidade bastante concorrido, abrigando a Catedral Metropolitana de São Paulo, a nossa querida Catedral da Sé, orgulho dos paulistanos e dos paulistas de forma geral.
Assim, obviamente, a maioria dos turistas que vem a cidade quer conhecer a Catedral da Sé, é quase que uma visita obrigatória, sem contar os próprios paulistanos, que uma vez no Centro, também fazem a visita, quer seja para participar das missas, fazer suas orações ou simplesmente rever o local.
Mas como fazê-lo com segurança se há essa enormidade de perigos no entorno? Ninguém espera ser roubado/furtado/morto durante uma visita a Catedral da Sé!
Essa é a principal questão, e as imagens do post mostram como a Prefeitura Municipal de São Paulo (com a GCM) e o Governo do Estado de São Paulo (com a PM) "resolveram" a questão.
A "solução do problema" foi a seguinte: posicionaram carros da GCM e da PM em uma parte do espaço da praça em frente à Catedral da Sé, isolando todos os dependentes químicos, drogados, alcoólatras, traficantes, desocupados, pequenos criminosos, menores infratores, moradores de rua, etc, no entorno.
Com essa "estratégia", os turistas, os paulistanos, etc, podem visitar o local, somente naquele trecho da praça, tirar suas fotos, com segurança.
É uma situação surreal: no entorno do trecho isolado, ficam todos os "problemas" do lugar, parecendo que estamos em uma área contaminada, radioativa, um zoológico humano!
Do lado de fora vemos pessoas consumindo drogas, álcool, desmaiadas, olhando quem está dentro da "área isolada", como se quisessem pegá-las, só faltando a oportunidade para tal!
Parece coisa de filme, você olha aquele povo todo do lado de fora e não tem como não imaginar o que aconteceria se a GCM e a PM abandonessem o local enquanto você está lá!
Eu podia continuar escrevendo, dizendo o quanto isso é vergonhoso para a cidade, que é um absurdo as leis permitirem que aquelas pessoas fiquem naquele local, que o "direito de ir e vir" de uma pequena parcela não pode inviabilizar o direito da maioria de frequentar um local público, que consumir drogas à céu aberto não é "direito", que menores não podem praticar crimes e continuar impunes, quem quem está na rua não pode fazer o que quiser, que pessoas "desmaiadas de droga" não tem mais condições de escolha e tem que ser ajudadas mesmo contra sua vontade, etc.
Mas não vou fazer nada disso. Vou apenas postar as imagens. Cada um que pense como quiser...
Nota do blog: Data 2024 / Crédito para Jaf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário