quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Placa de Monumento Produzido Pela Fonderies d'Art du Val d'Osne, Osne-le-Val, Haute-Marne, França


 


Placa de Monumento Produzido Pela Fonderies d'Art du Val d'Osne, Osne-le-Val, Haute-Marne, França
Fotografia

Nota do blog: O monumento em questão está na Praça Buenos Aires, Higienópolis, São Paulo/SP. Para quem deseja saber mais sobre a Fonderies d'Art du Val d'Osne, existem posts específicos no blog. São a origem de grande parte das obras de arte em metal existentes nas principais praças brasileiras, especialmente fontes, estátuas, monumentos, etc.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Peônias e Várias Flores em um Vaso Rosa (Pivoines et Fleurs Variées au Vase Rose) - Marcel Dyf

 





Peônias e Várias Flores em um Vaso Rosa (Pivoines et Fleurs Variées au Vase Rose) - Marcel Dyf
Coleção privada
OST - 55x46 - 1965

Claudine em Frente às Venezianas (Claudine Devant les Volets) - Marcel Dyf

 




Claudine em Frente às Venezianas (Claudine Devant les Volets) - Marcel Dyf
Coleção privada
OST - 55x46 - 1967

Janela Aberta Para o Mar, Provença, França (Fenêtre Ouverte sur la Mer, Provence) - Marcel Dyf

 





Janela Aberta Para o Mar, Provença, França (Fenêtre Ouverte sur la Mer, Provence) - Marcel Dyf
Provença - França
Coleção privada
OST - 60x72 - 1960


Forte de São Mateus, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil


 



Forte de São Mateus, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil
Cabo Frio - RJ
Wolney N. 18
Fotografia - Cartão Postal



O Forte de São Mateus do Cabo Frio localiza-se numa ilhota rochosa na extremidade nordeste da atual praia do Forte da cidade de Cabo Frio, no litoral norte do estado brasileiro do Rio de Janeiro.
Em 1617, o governador e capitão-mor da capitania do Rio de Janeiro, Constantino Menelau (1615-1617), que considerava o Forte de Santo Inácio do Cabo Frio excessivamente vulnerável, solicitou o seu desmantelamento e a construção de um novo forte para proteção da povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da lagoa de Araruama (hoje canal do Itajuru). O governador-geral do Brasil, D. Luís de Sousa (1617-1621), após consultar Lisboa, aprovou o projeto do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita (1603-1634), cuja traça definitiva data de 1617, e transferiu a responsabilidade das obras para o capitão-mor de Cabo Frio, Estevão Gomes (1616-?), em 1618. Foi nessa conjuntura que ocorreu a transferência da primitiva povoação para o local do atual bairro da Passagem, rebatizada com o nome de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.
Uma carta do superior jesuíta do aldeamento indígena de São Pedro, enviada àquele governador do Brasil em 1620, revela que a nova fortificação do Cabo Frio já estava em funcionamento nesse ano. Nela, Estevão Gomes abrigava provisoriamente algumas dezenas de famílias de Tupiniquins que logo seriam transferidas para o aldeamento jesuíta de São Pedro do Cabo Frio, núcleo da atual cidade de São Pedro d'Aldeia.
Em um mapa anônimo de cerca de 1625 da "Terra de Cabo Frio", observa-se o forte velho (Forte de Santo Inácio) localizado junto ao porto da barra do canal da lagoa de Araruama, e o novo, próximo à praia, numa ilhota mais elevada a cavaleiro da barra. Acredita-se que o material de construção, o armamento e a guarnição tenham sido remanejados para o novo Forte de São Mateus. A nova estrutura, em alvenaria de pedra e cal, apresenta planta no formato de um polígono quadrangular irregular, com duas baterias à barbeta, uma guarita no vértice pelo lado do mar, e edificação para Quartel e Depósito no terrapleno pelo lado de terra. Esta edificação apresenta atualmente cinco compartimentos: Casa do Comando, Quartel da Tropa, Cozinha, Casa da Pólvora, Cisterna (ou cela), em nível inferior.
No contexto da reconquista de Angola (e seu mercado de escravos) aos neerlandeses, Salvador Correia de Sá e Benevides retirou a artilharia e a guarnição do forte, deixando sem defesa os vinte e quatro moradores que permaneceram no Cabo Frio (1648). Em 1650, Estêvão Gomes reaparelhou-o para defesa da povoação, com os seus canhões servindo para sinalizar a passagem dos navios que iam para o Rio de Janeiro.
Durante o século XVIII, o Forte de São Mateus estava artilhado com sete peças antecarga, de alma lisa: uma de calibre 12 libras, dois de 8 e quatro de 6, sendo que a maior parte achava-se arruinada ao final desse período. Encontra-se relacionado no "Mapa das Fortificações da cidade do Rio de Janeiro e suas vizinhanças", que integra as "Memórias Públicas e Econômicas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para uso do Vice-Rei Luiz de Vasconcellos, por observações curiosas dos anos de 1779 até o de 1789". Segundo o autor anônimo da "Memória Histórica (...) de 1797" a guarnição do forte compunha-se de "um oficial e sete soldados, destes um era de cavalaria e todos eram sujeitos às ordens de um Oficial do Terço, ou Regimento de Milícia de Cabo Frio".
Em 1818, o naturalista Auguste de Saint-Hilaire descreveu o forte como uma "mesquinha casa a que é dado o nome pomposo de fortaleza". Estava "guardado por seis soldados da milícia, que se renovam de quinze em quinze dias, e são mandados por um simples cabo. Este é obrigado a dar aviso ao coronel do distrito, da entrada e da saída de embarcações que passam pelo ancoradouro". Vinte anos mais tarde, em 1838, o forte era comandado pelo 1º Tenente Antônio Joaquim Gago.
O Relatório do general Antônio Eliziário (tenente-general graduado Antônio Elzeário de Miranda e Brito) de 1841, informa que esta fortificação conservava quatro peças em suas três faces, sendo instaladas mais quatro em uma bateria na praia dos Anjos (bateria da Praia dos Anjos) em Arraial do Cabo, como defesa complementar. O Imperador D. Pedro II (1841-1889), ao visitar a cidade de Cabo Frio em 1847, inspecionou o forte "onde foi recebido com uma salva imperial de artilharia" e recepcionado pelo tenente Francisco José da Silva. Encontra-se relacionada entre as defesas do setor Norte ("Fortificações de Cabo Frio") no "Mapa das Fortificações e Fortins do Município Neutro e Província do Rio de Janeiro" de 1863, no Arquivo Nacional. Antes de ser deposto em 1889, o Imperador promoveu o rearmamento das fortalezas brasileiras, encomendando grande quantidade de peças de artilharia, entre elas, os cinco canhões de ferro de grosso calibre até hoje existentes nas suas dependências.
Do início do século XVIII ao final do século XIX, foram feitas algumas modificações na planta da fortificação, mas conservou-se o uso militar na defesa de Cabo Frio e seu porto - escoadouro da produção agrícola e extrativista regional para a capital do Rio de Janeiro. A partir de 1899, a edificação passou a ser utilizada pelas autoridades municipais como lazareto, abrigando os doentes terminais das graves epidemias que assolavam Cabo Frio à época.
No século XX, sem manutenção, o Forte de São Mateus, abandonado, encontrava-se em ruínas ao final da década de 1930. A estrutura abrigou nesse período um farol, demolido em meados do século pelo risco de desabamento que apresentava.
De propriedade da União, o imóvel, o penedo em que se ergue e a ponta da praia num círculo de quinhentos metros de raio a partir do centro do forte encontram-se tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a partir de 1956, passando a ser administrados pela Prefeitura do município de Cabo Frio. Nesse mesmo ano sofreu a primeira intervenção de restauro, sob a direção técnica do professor Adail Bento Costa. Em foto da placa comemorativa dessa restauração pode-se ler: "Forte de S. Matheus Construído por Constantino de Menelau em 1616. Restaurado pela Direção Técnica do Prof. Adail Bento Costa em 1957. Sob os auspícios do Dr. Miguel Couto Filho Governador do Estado".
Com o aumento do turismo na região a partir da década seguinte, a FLUMITUR - Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (depois TURISRIO) promoveu nova intervenção de restauro (1972), visando a instalação projetada de um museu. Esse projeto foi retomado a partir de 1977, na gestão do prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino, que criou um espaço cultural para exposição de artistas locais no Forte São Mateus, para o que lhe instalou luz e água, reparando o piso do caminho e construindo uma nova ponte de acesso. Entre 1983 e 1992, foram promovidas melhorias no seu entorno pelo governo do Prefeito Ivo Saldanha. Em 1989, com o apoio da Rede de Postos Itaipava foram restaurados os caibros do telhado, portas, janelas, ferrolhos e chaves, num investimento total de NCz$ 36 mil (trinta e seis mil cruzeiros novos), sob a supervisão do arquiteto Maximiliano Soutelinho da SPHAN. Nesse mesmo ano, procedeu-se o tombamento municipal do imóvel.
No início de 1993, durante a segunda administração do prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino encontrando-se o forte novamente semi-abandonado e bastante deteriorado, foi reafirmado o seu uso cultural. Com a aprovação e supervisão do Patrimônio Histórico, refez-se o telhado, substituíram-se e envernizaram-se as madeiras das portas e janelas, limpou-se, aterrou-se e nivelou-se o terrapleno, caiaram-se paredes, muralhas e guarita; retiraram-se acréscimos externos de cimento modernos, tendo-se melhorado a vigilância e limpeza do entorno.
Atualmente administrado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o forte recuperou sua vocação de espaço cultural e turístico, aberto de terça a domingo, das 9 às 19h.

Casa Navio, Bairro de Boa Viagem, Recife, Pernambuco, Brasil


 

Casa Navio, Bairro de Boa Viagem, Recife, Pernambuco, Brasil
Recife - PE
N. 384
Fotografia - Cartão Postal

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Prefeitura de Ribeirão Preto Extingue Daerp, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 


Prefeitura de Ribeirão Preto Extingue Daerp, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) sancionou a lei complementar que extingue o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) a partir do dia 31 de dezembro. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município dessa segunda-feira, 27. A decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) que autorizava a extinção foi publicado poucas horas antes do decreto.
"Fica extinta a Autarquia denominada Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (“DAERP”) a partir de 31 de dezembro de 2021, sendo que o quadro de pessoal com os cargos de provimento efetivo, nos termos de Lei Complementar Específica, será redistribuído para a Administração Pública Municipal Direta, na Secretaria Municipal de Água e Esgotos de Ribeirão Preto", diz a publicação oficial.
Segundo a Administração Municipal, não haverá redução na remuneração dos servidores públicos do Daerp, transferidos para a Secretaria Municipal de Água e Esgotos de Ribeirão Preto.
A criação da Saerp teve origem na reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto, em abril., O pacote de mudanças recebeu 13 votos a favor e 8 contra.
De acordo com o projeto, todos os servidores do Daerp serão alocados na nova Saerp, "respeitando-se e mantendo-se todas as vantagens pessoais, notadamente, adicionais por tempo de serviço, sexta-parte, vantagens pecuniárias incorporadas ou permanentes e vantagens pessoais", consta no texto.
"Com a reforma, o Departamento de Água e Esgotos passará a ser parte da estrutura administrativa da prefeitura. Isso porque, com a aprovação do novo marco regulatório do saneamento básico, haviam duas opções. Transformar a autarquia em empresa mista ou a traríamos para prefeitura”, explicou Antônio Daas Abboud, secretário de Governo. Abboud ainda declarou que a mudança não irá interferir nos funcionários da empresa. “Os benefícios, salário, cargos, carreiras, aposentadoria serão mantidos”, disse.
Serão extintos alguns cargos de livre nomeação e apenas os cargos de diretor, chefe de divisão e alguns cargos de assessoria técnica poderão ser preenchidos por meio de nomeação, explicou Abboud. “Além disso, para exercer um cargo, se faz necessário curso superior e atender a requisitos para a função que irá exercer’, completou Abboud.
Nota do blog: O pai do porcaria que ocupa a Prefeitura criou o Daerp em 07/07/1969, e, paradoxalmente, seu próprio filho o destruiu. E vai privatizar o serviço? Acabar com a falta d'água crônica? Baixar o preço da tarifa? Diminuir as despesas? Prestar um serviço melhor a população? Diminuir os vazamentos de água limpa? Vai cortar as mordomias dos funcionários e acabar com os cargos de livre nomeação? Não, nada disso. Aliás, bem longe disso...
Ele vai criar outro monstrengo municipal, cancelar a dívida da Prefeitura com a autarquia, além de se apropriar dos recursos gerados.
O resultado disso, como sempre ocorre no serviço público, será piora na qualidade do já insuficiente serviço prestado à população, sem falar no objetivo oculto, que, provavelmente, consiste no sucateamento do órgão, igual fizeram com a Ceterp (a antiga empresa de telefonia da cidade), para privatizar a preço de banana, com polpudas comissões pagas por fora aos responsáveis...

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O Conceito de Estoicismo - Artigo

 


O Conceito de Estoicismo - Artigo
Artigo


Texto 1:
O que é Estoicismo?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
A escola estoica foi criada por Zenão de Cício, na cidade de Atenas, cerca de 300 a.C., porém a doutrina ficou efetivamente conhecida ao chegar em Roma. O seu tema central defendia que todo o universo seria governado por uma lei natural divina e racional.
Sendo assim, para o ser humano alcançar a verdadeira felicidade, deveria depender apenas das suas “virtudes”, ou seja, os seus conhecimentos e valores, abdicando totalmente o “vício”, que é considerado pelos estoicos um mal absoluto.
O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar.
Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:
A virtude é o único bem e caminho para a felicidade;
A pessoa deve sempre priorizar o conhecimento e o agir com a razão;
O prazer é um inimigo do homem sábio;
O universo é governado por uma razão universal natural e divina;
As atitudes têm mais valor que as palavras, ou seja, o que é feito tem mais importância do que é dito;
Os sentimentos externos tornam o homem um ser irracional e não imparcial;
Não se deve perguntar porque algo aconteceu na sua vida e sim, aceitar sem reclamar, focando apenas no que pode ser modificado e controlado naquela situação;
Agir de forma prudente e assumir a responsabilidade sobre os seus atos;
Tudo ao nosso redor acontece de acordo com uma lei de causa e efeito;
A vida e as circunstâncias não são idealizadas. O indivíduo precisa conviver e aceitar a sua vida da forma que ela é.
A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer. Isso porque essas circunstâncias são infundadas e irracionais.
A pessoa estoica busca agir de forma racional, mesmo com a existência desses sentimentos. Não que o estoico seja um indivíduo sem sentimentos, mas ele não é prisioneiro deles.
Os ensinamentos da filosofia estoica:
A filosofia estoica tem o foco na vida prática, nas ações e acontecimentos do cotidiano e em como o ser humano lida com esses acontecimentos de forma racional e prática.
De acordo com o pensamento estoico, há coisas que não estão sob o controle das pessoas e há coisas que são possíveis de serem controladas. Neste caso, sobre o que não é possível controlar, como o clima, por exemplo, não há nada que possa ser feito para alterar o seu estado.
Os ensinamentos da filosofia, como a ataraxia, a autossuficiência, a negação de sentimentos externos e o enfrentamento dos problemas através da razão, tem o objetivo de mostrar que o indivíduo deve se concentrar apenas no que é possível controlar, de ser grato ao que já possui e de negar os prazeres e emoções extremas.
Segundo a filosofia estoica, quando alguém pensa que os acontecimentos que estão fora do seu controle são os que podem proporcionar a felicidade, acaba por deixar que a sua felicidade dependa unicamente dos acontecimentos da sua vida e não do que ela efetivamente pode fazer.
Os principais ensinamentos da filosofia estoica são:
Ataraxia:
O foco da filosofia estoica é a conquista da felicidade por meio da ataraxia, que é um ideal de tranquilidade no qual é possível viver de forma serena e com paz de espírito.
Para os estoicos, o homem apenas poderia conseguir essa felicidade através das suas próprias virtudes, ou seja, dos seus conhecimentos.
Autossuficiência:
A autossuficiência é um dos principais objetivos dos estoicos. Isso porque o estoicismo prega que cada ser deve viver de acordo com a sua natureza, ou seja, deve agir de forma responsável com o que acontece na sua própria vida.
Assim sendo, como ser racional que é, o homem deve se valer das suas próprias virtudes em prol da conquista do seu maior propósito: a felicidade.
Negação de sentimentos externos:
Os estoicistas consideram que os sentimentos externos (paixão, luxúria, etc) são nocivos ao homem, pois fazem com que ele deixe de ser imparcial e passe a ser irracional.
Todos esses sentimentos são tidos como vícios e como causadores de males absolutos que comprometem as tomadas de decisões e a organização dos pensamentos de forma lógica e inteligente.
Enfrentar os problemas através da razão:
Na busca pela vida tranquila e feliz, a filosofia estoica defende que todos os fatores externos que comprometem a perfeição moral e intelectual devem ser ignorados.
Essa linha de pensamento defende que, mesmo na adversidade, em situações problemáticas ou difíceis, o homem deve optar por reagir sempre com calma, tranquilidade e racionalidade, sem deixar que os fatores externos comprometam a sua capacidade de julgamento e ação.
Texto 2:
Os 4 principais filósofos estoicos:
Zenão de Cítio:
Zenão foi o filósofo fundador do estoicismo. Nascido na ilha de Chipre, foi também responsável pela formulação de diversos paradoxos no âmbito da filosofia.
Marco Aurélio:
Marco Aurélio era um imperador romano poderoso, que seguiu o estoicismo durante os seus 19 anos de reinado. Ficou conhecido por sua paz e tranquilidade, mesmo em meio aos problemas enfrentados pelo seu reino, encarando as circunstâncias de forma racional.
Ele compilou os seus pensamentos e conclusões sobre a vida num livro chamado, Meditações de Marco Aurélio.
Epiteto:
A segunda maior referência do estoicismo foi Epiteto, que nasceu como escravo e, ao longo da vida, fundou a sua própria escola estoica, ensinando algumas pessoas muito influentes de Roma, dentre os quais, o próprio imperador Marco Aurélio.
Sêneca:
Tutor e conselheiro do famoso imperador romano Nero, Sêneca também foi um grande político e escritor. Como filósofo, foi um dos principais representantes do estoicismo no Império Romano.
Os seus pensamentos e ensinamentos foram compilados em alguns livros, sendo o principal Cartas de um Estoico.
Texto 3:
Três máximas estoicas do filósofo Epiteto:
"Se devo morrer, morrerei quando chegar a hora. Como, ao que me parece, ainda não é a hora, vou comer porque estou com fome."
"O que Epiteto está querendo dizer aqui é que "o que tiver de ser será. Mas se não tenho de lidar com isso agora, vou fazer outra coisa". Massimo Pigliucci, filósofo italiano e praticante do estoicismo hoje.
"Você não é aquilo que finge ser. Então, reflita e decida: isso é para você? Se não for, esteja pronto para dizer: para mim, isso é nada. E deixe o assunto de lado."
"Deixe para trás as coisas que não estão sob o seu controle e tente trabalhar duro naquilo que você pode controlar." Nancy Sherman, filósofa americana que estuda a influência do pensamento estoico sobre a ética militar.
"Não espere que o mundo seja como você deseja, mas sim como ele realmente é. Dessa forma, você terá uma vida tranquila."
"Para quem vê conformismo nessas palavras, uma ressalva: eles não estão propondo que você seja passivo em relação à vida, mas que aceite as coisas que estão além do seu controle e que já aconteceram", diz o filósofo e psicoterapeuta escocês Donald Robertson.
Texto 4:
“Quanto tempo você vai esperar antes de exigir o melhor de si mesmo?” – Epiteto
Se você procura pela solução para “problemas modernos” como:
Ansiedade;
Angústia;
Falta de amor próprio;
Procrastinação;
Péssimos hábitos diários…
…então essa seleção de frases serão o aprendizado mais importante que você conquistará hoje.
Frases:
"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida". – Sêneca
“A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades". – Epiteto
“Você tem poder sobre sua mente – não sobre eventos externos. Perceba isso e você encontrará a sua força". – Marco Aurélio
“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade". – Sêneca
“Todos nós podemos errar, mas a perseverança no erro é a verdadeira loucura". – Zenão
“A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos". – Marco Aurélio
“Quem não se contenta com pouco, não se contenta com nada". – Epicuro
“O amigo é um segundo eu". – Zenão
“As dificuldades fortalecem a mente, assim como o trabalho o faz com o corpo". – Sêneca
“Pense na beleza da vida. Observe as estrelas e veja-se correndo com elas". – Marco Aurélio
“O homem não se preocupa tanto com problemas reais quanto com as ansiedades imaginadas sobre problemas reais”. – Epiteto
“A morte, portanto, o mais terrível dos males, não é nada para nós, visto que, quando existimos, a morte não chegou e, quando a morte chegou, nós não existimos". – Epicuro
“Nada, na minha opinião, é uma prova melhor de uma mente bem organizada do que a capacidade de um homem de parar exatamente onde está e passar algum tempo em sua própria companhia". – Sêneca
“Se você está angustiado por qualquer coisa externa, a dor não se deve à coisa em si, mas à sua estimativa dela; e isso você tem o poder de revogar a qualquer momento". – Marco Aurélio
É loucura um homem orar aos deuses por aquilo que ele tem o poder de obter por si mesmo". – Epicuro
“Primeiro diga a si mesmo o que você seria; então faça o que você tem que fazer". – Epiteto
“O segredo é fazer companhia apenas às pessoas que te inspiram, cuja presença exige o que você tem de melhor". – Epiteto
“Limitar os desejos na verdade ajuda a curar o medo. O medo acompanha o ritmo da esperança. Ambos pertencem a uma mente em suspense, a uma mente em estado de ansiedade por olhar para o futuro. Ambos se devem principalmente a projetar nossos pensamentos muito à frente em vez de nos adaptarmos ao presente". – Sêneca
“Lembre-se: não basta ser agredido ou insultado para ser ferido, você deve acreditar que está sendo prejudicado. Se alguém conseguir provocá-lo, perceba que a sua própria mente é cúmplice da provocação". – Epiteto
“Pense em seus muitos anos de procrastinação; como os deuses repetidamente concederam a você mais períodos de graça, dos quais você não aproveitou. Agora é hora de perceber a natureza do universo a que você pertence, e desse poder de controle de quem você é descendente; e para entender que seu tempo tem um limite definido para isso. Use-o, então, para avançar sua iluminação; ou ele irá embora e nunca mais estará em seu poder novamente". – Marco Aurélio
“Se um homem não sabe para qual porto navega, nenhum vento lhe é favorável". – Sêneca
“Estamos mais frequentemente assustados do que feridos; e sofremos mais na imaginação do que na realidade". – Sêneca
“A vida é muito curta e ansiosa para aqueles que esquecem o passado, negligenciam o presente e temem o futuro". – Sêneca
“Este é o nosso grande erro: pensar que ansiamos pela morte. A maior parte da morte já se foi. O tempo que passou, pertence à morte". – Sêneca
“Nenhuma pessoa tem o poder de ter tudo o que deseja, mas está em seu poder não querer o que não tem e fazer bom uso do que tem de bom grado". – Sêneca
“Nada, na minha opinião, é uma prova melhor de uma mente bem organizada do que a capacidade de um homem parar exatamente onde está e passar algum tempo em sua própria companhia". – Sêneca
“As pessoas são frugais na guarda de seus bens pessoais; mas assim que se trata de desperdiçar tempo, eles perdem aquilo em que é justamente certo ser mesquinho". – Sêneca
“A alma é tingida com a cor de seus pensamentos". – Marco Aurélio
“O que fazemos agora ecoa pela eternidade”. – Marco Aurélio
“A felicidade de sua vida depende da qualidade de seus pensamentos". - Marco Aurélio
“Não é a morte que um homem deve temer, mas ele deve temer nunca começar a viver". - Marco Aurélio
“Não perca mais tempo discutindo sobre o que um bom homem deveria ser. Seja". – Marco Aurélio
“Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem, mas calcule a principal das bênçãos que você possui, e então, felizmente, lembre-se de como você ansiaria por elas se não fossem suas". – Marco Aurélio
“Pense em você como alguém que morreu. Você viveu sua vida. Agora, agarre os dias que sobraram e viva-os de maneira adequada. Aquele que não transmite luz cria sua própria escuridão". – Marco Aurélio
“Muitas vezes me perguntei como é que todo homem se ama mais do que todos os outros homens, mas dá menos valor à sua própria opinião do que à dos outros". – Marco Aurélio
“O objetivo da vida não é estar do lado da maioria, mas escapar de se encontrar nas fileiras dos loucos". - Marco Aurélio
“Não espere que tudo aconteça como você deseja, mas sim como tudo realmente deve acontecer; então sua vida irá fluir bem". – Epiteto
“Primeiro diga a si mesmo o que você seria; e então faça o que você tem que fazer". – Epiteto
“Controle o seu desejo – não coloque o seu coração em tantas coisas, só assim você obterá o que precisa". – Epiteto
“Não explique sua filosofia, mas sim incorpore-a". - Epiteto
“É por isso que os filósofos nos alertam para não ficarmos satisfeitos com o mero aprendizado, mas para adicionar a prática e depois o treinamento. Pois com o passar do tempo esquecemos o que aprendemos e acabamos fazendo o oposto, e temos opiniões opostas do que deveríamos". – Epiteto
“A principal tarefa na vida é simplesmente esta: identificar e separar as coisas para que eu possa dizer claramente a mim mesmo quais são as coisas externas que não estão sob meu controle e quais têm a ver com as escolhas que eu realmente controlo. Onde então procuro o bem e o mal? Não às coisas externas incontroláveis, mas dentro de mim, nas escolhas que são minhas". - Epiteto
“Se alguém lhe disser que certa pessoa fala mal de você, não dê desculpas sobre o que é dito de você, mas responda: Ele não sabia sobre meus outros defeitos, caso contrário, não teria mencionado apenas esses". – Epiteto