Catedral, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
Vista Aérea da Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua e do Bairro Campos Elíseos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Vista Aérea da Basílica Menor de Santo Antônio de Pádua e do Bairro Campos Elíseos, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Avenida João Gualberto, Curitiba, Paraná, Brasil
Avenida João Gualberto, Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba - PR
Fotografia
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023
Prédio na Rua São Sebastião com Saldanha Marinho, Circa Anos 30, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Prédio na Rua São Sebastião com Saldanha Marinho, Circa Anos 30, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Nota do blog: Felizmente o prédio sobreviveu, abaixo foto atual do mesmo.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
Homenagem aos Aviadores Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 1922, São Paulo, Brasil
Homenagem aos Aviadores Portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 1922, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Constata-se pela raríssima cena registrada em 1922, tratar-se de um acontecimento de gigantesca importância com a enorme afluência da população elegantemente trajada. À frente, o prédio do Gran Hotel de la Rotisserie Sportsman; à sua esquerda, o Bar Viaducto, na esquina da rua Líbero Badaró e à direita, o início do Viaduto do Chá. Presume-se que os homenageados pelo governador paulista Washington Luís e abordados abaixo, estivessem sendo recepcionados no referido hotel, frequentado pela elite de então.
Tratou-se de um marco para a navegação aérea mundial que completou 100 anos em 2022. No período de 30/03 a 17/06/1922, os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral empreenderam a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Partindo do rio Tejo, em Lisboa, a aeronave batizada como Lusitânia, um hidroavião monomotor especialmente concebido para a ocasião, realizou o primeiro voo ligando Portugal ao Brasil, repetindo pelo ar, a viagem marítima do navegador português Pedro Álvares Cabral, alguns séculos antes.
A épica viagem transoceânica iniciou-se em Lisboa às 7:00h de 30/03/1922, utilizando um hidroavião monomotor Fairey F III-D, equipado com motor Rolls-Royce. Desta forma seria possível pousar e decolar na água, visto que alguns locais previstos para as escalas não dispunham de aeródromos para o pouso. Sacadura Cabral exercia as funções de piloto e Gago Coutinho as de navegador. Este último havia criado, e empregaria durante a viagem, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época.
Ao todo, a missão aérea durou 62 horas e 26 minutos, percorrendo cerca de 8300 quilômetros, fazendo escalas em Las Palmas nas Ilhas Canárias, Gando, São Vicente, São Tiago, Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Porto Seguro, Vitória e Rio de Janeiro, que na época era a capital brasileira. O feito ficou mundialmente conhecido e teve um imenso valor político e tecnológico para Portugal. Carlos Viegas Gago Coutinho, oficial da Marinha portuguesa, cartógrafo, geógrafo, historiador e navegador faleceu em Lisboa em 18/02/1959. Artur de Sacadura Freire Cabral Júnior, oficial da Armada e aviador português, desapareceu em 15/11/1924 quando voava em direção à Lisboa, seu avião caiu no Mar do Norte e seu corpo nunca foi encontrado.
Nota do blog: Data 1922 / Autoria desconhecida.
Rua Anhangabaú e Viaduto Santa Ifigênia, Circa 1940, São Paulo, Brasil
Rua Anhangabaú e Viaduto Santa Ifigênia, Circa 1940, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
A imagem 2 do post mostra o mesmo local atualmente.
Nota do blog: Imagem 1, data circa 1940, crédito para Vamp / Imagem 2, data 2022, crédito para Google Maps.
domingo, 29 de janeiro de 2023
Alunos da Escola Profissional Masculina, Brás, São Paulo, Brasil
Alunos da Escola Profissional Masculina, Brás, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Alunos aguardando o sinal de início das aulas no pátio da Escola Profissional Masculina.
A instituição iniciou suas atividades em 28/09/1911 na rua Müller, durante o governo estadual de Albuquerque Lins e na presidência do Marechal Hermes da Fonseca. Em 1917, a escola é transferida para a rua Piratininga no atual nº105. A partir deste ano foram instaladas as seções industriais com o intuito de produzir receitas visto que as verbas governamentais eram insuficientes para custearem as despesas. Nas oficinas, professores, mestres e alunos passam a confeccionar produtos sob encomenda. A renda, após deduzidos os custos das matérias primas e os indefectíveis recolhimentos ao Tesouro do Estado, é repassada 50% aos alunos ou grupo de, envolvidos com o trabalho. Além disso, recebiam uma retribuição pecuniária desde que mostrassem boas notas a partir dos 2 meses de início dos estudos.
Nota do blog: Data e autoria não obtidas.
Panorama do Centro, Início da Década de 30, São Paulo, Brasil
Panorama do Centro, Início da Década de 30, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Partindo do pressuposto que nem todos conhecem São Paulo e ao verem uma cena da cidade sem quaisquer informações, continuam na mesma, eis uma foto panorâmica que esclarece algumas dúvidas. A imagem, em um cartão postal editado pela Panorama, foi registrada no início da década de 1930 visto que o Viaduto do Chá ainda não tinha iniciado suas obras de substituição (concluídas em 1938). Da mesma forma, o Palacete Prates 3 que aparece parcialmente, embaixo à extrema direita. No mesmo espaço foi erguido o Palácio Anhangabaú, mais conhecido como edifício Matarazzo, inaugurado à mesma época. Projetados por Ramos de Azevedo, observe os edifícios São Pedro e Glória, ambos de 1928, construidos na praça homônima.
Na rua Formosa, o edifício Alexandre Mackenzie de 1924, ampliado em 1947; assim como, a robusta Delegacia Fiscal, demolida a marretadas também no citado ano. O prédio público encostado que provavelmente pertencia a alguma instituição militar, não encontrei citações sobre a mesma, veio abaixo um pouco antes. Os locais mencionados no texto estão indicados com um asterisco.
Nota do blog 1: Inaugurado em 1914 e projetado por Ramos de Azevedo para servir de armazém da Companhia Sorocabana, o prédio mostrado na imagem como "nota 1" foi totalmente restaurado de acordo com projeto do arquiteto Haron Cohen. Atualmente é chamado de Estação Pinacoteca.
Nota do blog 2: Data década de 30 / Autoria não obtida.
Rua José Bonifácio com Rua Quintino Bocaiúva, Circa 1905, São Paulo, Brasil
Rua José Bonifácio com Rua Quintino Bocaiúva, Circa 1905, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Registrada por volta de 1905, vemos a esquina das ruas José Bonifácio, à esquerda em direção à Líbero Badaró, e Quintino Bocaiúva.
A imagem 2 mostra o local em 2021.
São Paulo - SP
Fotografia
Registrada por volta de 1905, vemos a esquina das ruas José Bonifácio, à esquerda em direção à Líbero Badaró, e Quintino Bocaiúva.
A imagem 2 mostra o local em 2021.
Nota do blog: Imagem 1, data circa 1905, autoria não obtida / Imagem 2, data 2021, crédito para Google Maps.
Assinar:
Comentários (Atom)













.png)