terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Playground, Praça Ali Youssef Abou Hamin, Lagoinha, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil




 

Playground, Praça Ali Youssef Abou Hamin, Lagoinha, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

Altar de Nossa Senhora das Graças, Praça Júlia Rosa Papa Jamal, Bairro Presidente Médici, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 




Altar de Nossa Senhora das Graças, Praça Júlia Rosa Papa Jamal, Bairro Presidente Médici, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Construído e mantido por moradores (especialmente Teresa Cristina de Souza).
Nota do blog: Imagens de 2023 / Crédito para Jaf.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Praça Ali Youssef Abou Hamin, Lagoinha, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

 













































Praça Ali Youssef Abou Hamin, Lagoinha, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia


A praça passou por processo de revitalização / reforma em 2017, serviço efetuado pela construtora Bild (provavelmente no sistema de contrapartida), e está em boas condições, embora ainda esteja precisando de manutenção e limpeza em alguns pontos.
Localizada entre as ruas Niterói, Antônio Fernandes Figuerôa e Augusto Bortoloti, bairro Lagoinha.
Nota do blog: Imagens de 2024 / Crédito para Jaf.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Estação Ferroviária Procópio Carvalho / Antiga Tombadouro, 1956, Distrito de Albinópolis, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil






 

Estação Ferroviária Procópio Carvalho / Antiga Tombadouro, 1956, Distrito de Albinópolis, Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, Brasil
Santa Rita do Passa Quatro - SP
Fotografia


Sobre o ramal: O ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884 por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa Quatro, ligando Porto Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e transformou no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60 cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema (depois Bento Carvalho) e, em 1928, até Vassununga. O ramal funcionou até 11/03/1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados.
Sobre a estação: Aberta em 1899, foi construída pelo empreiteiro João Julião com o material da demolição de duas estações de navegação fluvial do rio Mogi que haviam sido desativadas (Cedro e Cunha Bueno), a estação de Tombadouro sobreviveu até hoje, sendo uma das duas únicas estações do ramal que conseguiram essa façanha.
Seu nome foi alterado para o atual, Procópio Carvalho, em 01/02/1934, e é uma homenagem a um dos fazendeiros e políticos da região.
Segundo o edital da FEPASA de 21/09/1978, a estação e seu pátio foram postos à venda nessa data.
tualmente a antiga estação funciona como uma casa de família, situada cerca de um quilômetro da pequena vila de Albinópolis (infelizmente o prédio não está em boas condições). Trecho de texto do Estações Ferroviárias do Brasil.
Nota do blog 1: As imagens 2 (de 1996) e 3 (de 2006) mostram o estado da estação (hoje, provavelmente, está pior).
Nota do blog 2: Imagem 1, data 1956, crédito para Américo Perin Filho / Imagem 2, data 1996, crédito para Ralph Mennucci Giesbrecht / Imagem 3, data 2006, crédito para Júlio Cesár de Paiva.