domingo, 3 de setembro de 2017

Mulher de Branco no Jardim, Sainte-Adresse, França (Femme en Blanc au Jardin) - Claude Monet

                                           
Mulher de Branco no Jardim, Sainte-Adresse, França (Femme en Blanc au Jardin) - Claude Monet
Sainte-Adresse - França
Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia
OST - 82x100 - 1867



Femme en blanc au jardin, cuja tradução portuguesa é Mulher de Branco no jardim ou somente Mulher no jardim, é uma pintura do impressionista Claude Monet. Datado de 1867, é um óleo sobre tela, actualmente conservado pelo Museu do Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.
O quadro retrata uma mulher vestida de branco, sob a sombra do seu guarda-sol, de pé sobre a relva de um jardim, apreciando as flores. A tela exibe uma rica paleta de cores, baseada no verde, e um domínio soberbo sobre a luz e a conjugação desta com os elementos naturais.
A modelo do quadro é Marguerite Lecadre, prima do artista, e o jardim pertence à casa da modelo, em Le Havre, onde Monet e a família estavam hospedados e onde, dez anos antes, em 1857, tinha falecido a mãe de Monet.
A pintura é uma das mais célebres deste período de Monet, cujo interesse se voltava para mulheres em convívio no jardim. Femmes au jardin antecede esta pintura, e as duas antecedem o Impressionismo, criado em 1873. Neste quadro notam-se vagas passagens características da técnica impressionista que Monet exploraria após a formação oficial do grupo.
This is a very early Impressionist work by the group's leader, Claude Monet. The sunlight which floods the paintings of the Impressionists - who did most of their painting out of doors, directly from nature - here plays the central role. Monet spent his childhood in Le Havre, which he periodically visited. The Le Coteaux estate at Sainte-Adresse near Le Havre belonged to Monet's cousin, Paul-Eugene Lecadre. Settling here in the summer of 1867, the artist painted several landscapes in the garden of the estate, of which "Woman in the Garden" is of central importance. Dressed in the fashion of the day, the figure of a lady was posed by Lecadre's wife. This lonely silhouette introduces an elegaic, sorrowful note into the painting whilst the bright, light area of the dress plays in important role in the balancing the composition and in demonstrating the interrelationship of light and colour.

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