quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O Baile no Moulin de la Galette, Paris, França (Bal du Moulin de la Galette) - Pierre Auguste Renoir



O Baile no Moulin de la Galette, Paris, França (Bal du Moulin de la Galette) - Pierre Auguste Renoir
Paris - França
Coleção privada
Giclée - 81x62 - 2017

Giclée é o termo genérico utilizado no mundo inteiro para caracterizar a impressão de uma obra de arte sobre papéis de alta qualidade em impressora a jato de tinta
Algumas pessoas grafam giclê, adaptado à língua portuguesa, para conservar a pronúncia francesa. 
O termo giclée, de origem francesa, foi utilizado pela primeira vez, relacionado a arte, em 1991, pelo artista estadounidense Jack Duganne, pioneiro do processo. 
Giclée vem do verbo gicler, que quer dizer espirrar, jorrar. Essa palavra descreve perfeitamente o processo por meio do qual gotículas de tinta são “espirradas” sobre o material utilizado (tela, papel artístico). Jack Duganne utilizava impressoras da marca Iris, que, na época, eram bastante usadas em agências de publicidade, estúdios de criação, etc. 
As tintas usadas na época, facilmente desbotáveis, não conservavam nem reproduziam as cores reais da obra. 
Hoje em dia o processo giclée é o mais usado em reprodução numérica de altíssima qualidade de obras de arte originais. 
A impressão giclée sobre tela é uma ótima opção para artistas que desejem reproduzir suas obras com extrema qualidade, mantendo a identidade na reprodução. A impressão sobre a tela é geralmente montada no chassi e recebe uma camada de verniz, como uma obra original, o que possibilita que a reprodução e a obra original sejam extremamente semelhantes. Em contrapartida, a obra original será sempre única, pois a impressão giclée não reproduz o aspecto de relevo que a tela original possui. 
Esse processo permite também aumentar ou reduzir o tamanho da reprodução da obra, o que oferece ao artista mais possibilidades de atingir as necessidades de seus clientes. 
A primeira etapa consiste na captura da imagem da obra original por meio de aparelhos fotográficos de altíssima definição (39 milhões de pixels), em estúdio profissional adaptado para isso. Em seguida, a imagem é tratada por um designer gráfico profissional, que corrige, se necessário, o contraste, a luminosidade e a coloração da imagem, adaptando-a à sua impressora. A etapa seguinte é a impressão da imagem em alta resolução com a ajuda de impressoras numéricas de grande formato e de última geração, como os modelos dos fabricantes EpsonHPOcéRoland, etc. Cada impressão é verificada uma a uma.
As tintas utilizadas são resistentes aos raios ultravioletas e à água. As impressões são em seguida esticadas e montadas no chassi, como numa obra original. 




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