Contratorpedeiro Rio Grande do Norte CT-4, Marinha do Brasil
Fotografia
O CT Rio Grande do Norte (CT-4) foi
um navio de guerra do
tipo contratorpedeiro da Classe Pará (1909), que serviu a Marinha do Brasil.
Foi encomendado em 1906, fazendo parte do
Plano Naval daquela época que modernizou a Armada do Brasil. O navio fez parte
da Divisão Naval em
Operações de Guerra (DNOG), que tinha como missão o
patrulhamento do Oceano Atlântico, com foco
no combate aos submarinos alemães (U-boats) durante a Primeira Guerra Mundial.
Deslocamento: 560 ton (padrão), 640 ton
(carregado).
Dimensões: 73.15 m de comprimento, 7.08 m de boca, 2.22 de calado (leve) 2.42 m de calado (carregado).
Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Yarrow e 2 motores de tripla-expansão gerando 8.800 hp, acoplados a 2 eixos e 2 hélices.
Dimensões: 73.15 m de comprimento, 7.08 m de boca, 2.22 de calado (leve) 2.42 m de calado (carregado).
Propulsão: Vapor; 2 caldeiras Yarrow e 2 motores de tripla-expansão gerando 8.800 hp, acoplados a 2 eixos e 2 hélices.
Combustível: 140 ton de carvão.
Velocidade: máxima de 28 nós.
Raio de Ação: 1.600 milhas a 15 nós.
Armamento: 2 canhões de 4 pol. (102 mm) em dois reparos singelos, 4 canhões de 47 mm e 2 tubos de torpedos singelos de 18 pol.
Sensores: não possuía.
Armamento: 2 canhões de 4 pol. (102 mm) em dois reparos singelos, 4 canhões de 47 mm e 2 tubos de torpedos singelos de 18 pol.
Sensores: não possuía.
Tripulação: 104 homens.
O Contratorpedeiro Rio Grande do Norte - CT 4, foi o
primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Estado
do Rio Grande do Norte. Fazia parte de uma série de 10 unidades da mesma classe
que compunham o Plano Naval de 1906 concretizado pelo Ministro da Marinha
Almirante Alexandrino Faria de Alencar. Foi construído pelo estaleiro Yarrow em
Glasgow na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 1908. Foi seu primeiro
comandante o Capitão-de-Corveta Eugênio Elói de Andrade Câmara.

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