Aeronave
No fim da década de 90, a Força Aérea Brasileira criou
o projeto FX, que consistia na escolha de um novo caça que substituísse
os Mirage IIIE, baseados em
Anápolis. Foram então pré-selecionados os seguintes modelos: Lockheed Martin F-16 C/D, JAS-39 Gripen A/B, MIG 29, Sukhoi Su-27, Eurofighter 2000 e o
Mirage 2000-5.
A Embraer apoiou o Mirage 2000-5, projetando em conjunto
com a Dassault Aviation uma
versão que atendesse aos requisitos da Força Aérea Brasileira, batizada de
Mirage 2000Br.
Um consórcio da Embraer com a Dassault ofereceu a aeronave.
Devido à demora da decisão na concorrência da
Índia, a Dassault anunciou o fechamento da linha de produção do Mirage 2000.
Com o novo programa aberto com o nome de FX-2para
a compra inicial de 36 caças, o concorrente francês passou a ser o Rafale F3; o governo decidiu comprar 12 caças Mirage 2000 B/C
usados da França, a fim de solucionar provisoriamente a defasagem aérea
brasileira enquanto não concluía o FX-2.
Pelo acordo de 80 milhões de euros, a França
forneceu 12 aviões de caça que operavam na AdA, além de peças, armamentos,
treinamento e serviços. Todas as aeronaves passaram por revisão antes da
entrega, ocorrida entre 2005 e 2008. O contrato de manutenção encerrou em
dezembro de 2013, quando as aeronaves foram aposentadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário