Plano Inclinado do Pilar, Salvador, Bahia, Brasil
Salvador - BA
Fotografia
O Plano Inclinado do Pilar localiza-se no bairro
do Pilar, na cidade de Salvador,
no estado brasileiro da Bahia. O ascensor liga
a Rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, na Cidade Alta.
Um dos quatro ascensores históricos da cidade, tem seu
funcionamento iniciado às 7h e finalizado às 19h com tarifa de quinze centavos
de real e fluxo de 600 pessoas diariamente.
Foi construído em 1897, onde já
existia o Guindaste dos Carmelitas. Entre 1912 e 1915, a linha foi
eletrificada pela empresa Otis, período em que recebeu novos carros,
construídos pela empresa estadunidense "Brill", na Filadélfia, sendo removida a cremalheira. Os novos carros tinham pavimento ajustável que
acompanhava a inclinação da linha, 83% segundo aquele fabricante.
A linha foi desativada em 1984, quando
transportava três mil passageiros por dia. Então
as estações e os seus carros passaram a ser habitadas por desabrigados.
A partir de 2005 foi anunciado um projeto de recuperação da linha,
completamente refeita. Modernos carros, com capacidade para 20 passageiros (ou
1500 quilogramas) foram instalados, tendo a reinauguração ocorrido a 29 de
março de 2006,
dentro das comemorações do 457° aniversário da cidade de Salvador. A
restauração deu-se no âmbito do projeto do governo estadual baiano "Programa de
Recuperação do Centro Histórico de Salvador", o qual buscou, a partir de 1992,
reverter o processo de decadência do Centro Histórico de Salvador e
incluía também a recuperação do Elevador do Taboão, que ainda não
foi realizada. O custo total da reforma, à época, foi de dois milhões
de reais.
O Plano foi desativado no início de 2013, pois apresentava
falhas na segurança, como a falta de medidor de velocidade, sistema
anticapotamento e defeitos nos freios. Em julho de 2014 foi publicado
o edital para
nova requalificação do meio de transporte. A empresa vencedora foi
responsável por, dentre outros reparos, a instalação de dispositivos de
segurança do equipamento, que atende cerca de 600 pessoas diariamente, como
freios de emergência, sistema anticapotamento e medidor de velocidade, além da
reforma e pintura dos dois bondes e da modernização do painel de controle. Em
agosto de 2015, o Plano voltou a funcionar, após reforma no valor de 910 mil
reais, e durante esse primeiro mês não foi cobrada a passagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário