O Passado Sempre Nos Manda Lembrança - Denis W. Esteves
Artigo
É certo que o tempo não para. Dias e anos se sucedem e o novo acaba inexoravelmente por se sobrepor ao antigo. Aqui e ali subsistem, e cada vez menos, pequenos resquícios dos tempos que se foram. Fragmentos de uma época que passou, testemunhos solitários e quase sempre ignorados de dias grandiosos que o tempo desbotou, afinal o presente é sempre tão cioso de si que para o passado não sobra espaço.
Em um mundo todo novo, e que por isso se desvencilha das mazelas do passado, repetindo os velhos erros de sempre como se fossem inéditos, faz muita falta a percepção dos tempos idos, a compreensão de seus valores e seu legado. O passado é como um sábio mestre, sempre disposto a ensinar o presente a construir um bom futuro.
Já o presente é, infelizmente, o aluno indisciplinado e debochado, que julga seu mestre um enfadonho e maçante repetidor de lições que nunca usará, para daí a pouco tropeçar exatamente por não ter aprendido a valiosa lição. Quando a aprende já é tarde, o presente se fez passado.
Não se pode afirmar categoricamente que desde o início dos tempos sempre foi assim, mas uma análise fria nos mostra que essa dinâmica há muito que se repete. Em alguns tempos com maior e em outros com menor intensidade. Dito isso, nos resta esperar que o atual presente fuja um pouco à regra e beba também na fonte do passado, aprendendo a lição enquanto ainda é presente.
Mas se, como dito, o presente se sobrepõe ao passado, eliminando pouco a pouco seus vestígios, onde o encontramos? Oras, o passado está justamente nos remanescentes e nos vestígios deixados do que já se foi. Ele está nos livros e documentos que espelham os pensamentos e as ideias de outras épocas, registrando os fatos ocorridos. Ele está no patrimônio edificado que ainda resiste de pé, nos bens móveis que não se perderam, nas manifestações imateriais que ainda hoje perpetuam conhecimentos e hábitos. Ele está nas antigas fotografias, velhas imagens que retratam locais, pessoas e acontecimentos que marcaram suas épocas, imagens que no passado foram julgadas dignas de transcenderem o tempo e transmitir ao futuro a mensagem de que "o passado manda lembrança"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário