Ônibus da Viação Cometa no Terminal de Ônibus da Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia
Você sabia que, no dia 24 de maio de 1954, a permissão de transporte urbano passou da empresa Antônio Achê & Cia para a Viação Cometa? A primeira empresa de ônibus urbanos teria aparecido em 1925, por iniciativa de João Godoy, que traçou o primeiro itinerário, vindo a ser sucedido, em 1928, pela empresa Antônio Milena (hoje nome de rua nos Campos Elíseos) e Luiz Colucci. Eram 8 veículos, 32 funcionários e circulavam em três linhas que cobriam a Vila Tibério, Campos Elíseos e Alto da Cidade. A empresa foi vendida para a firma Sampaio Teodomiro, a qual, pouco tempo depois, a alienou para Antônio Achê, o qual, com seus irmãos Manoel, João, Inácio, Nicolau, Sérgio, José, Alfredo, Elias e Rubens criaram a empresa Antônio Achê & Cia., que prestou serviços de 1942 até 1954. Tudo foi bem até o início da década de 1950, quando começaram a surgir problemas de ordem financeira. Com a inflação e alta do câmbio, a empresa teve os seus custos aumentados (salários, peças, impostos e ônibus importados) e dificuldades, junto à administração municipal, para aumentar a tarifa, (problema que afeta as empresas até hoje), e entrou em colapso, vindo a ser cassada a permissão, não obstante o contrato de 30 anos. Então, a partir do dia 24 de maio de 1954, assumiu a atividade a Viação Cometa, cuja permissão durou 30 anos, tendo realizado bons serviços, com ampliação das linhas e preço compatível. Simultaneamente, na 2ª. gestão do Prefeito Antônio Duarte Nogueira, foi instituída a Transerp, na condição de empresa de economia mista da Administração Indireta do Governo Municipal, tendo como principais atribuições a implantação e a exploração do sistema trólebus, além da gestão dos serviços de transporte público de passageiros no município .O sistema trólebus iniciou sua operação comercial em julho de 1982. Todavia, dado o crescimento da cidade, a exigir novas linhas e ônibus, a alta inflação do período, bem como a concorrência dos trólebus e o preço administrado da tarifa, sem o aumento adequado, acabou acontecendo o desinteresse da Viação Cometa na continuidade desse serviço público. Em 1984, o assumiram as empresas Andorinha (Turb), Transcorp (Grupo Weipar, da Bahia) e Rápido D´Oeste, (Família José Roberto Felício). A Transerp continuou com os trólebus até que os desativou em junho de 1999, a partir do que a empresa passou a exercer exclusivamente a função de gestora do transporte coletivo urbano até maio de 2000, quando passou a incorporar as atividades pertinentes à gestão do trânsito na malha viária municipal, atuando nas áreas de engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização. Em 2012, nova licitação foi aberta, sendo que aquelas mesmas empresas e mais a Sertran, de Sertãozinho (Família Luiz Antônio Felício), venceram-na, formando o Consórcio Pró-Urbano, o qual, desde então, é o responsável pelo transporte urbano local, fazendo alto investimento em ônibus (todos relativamente novos), em abrigos e terminais, nem por isso deixando de viver às turras com o Poder Público com o velho problema da fixação do valor da tarifa .E além da questão da tarifa, há outros problemas, como por exemplo, a inflação de custos, a queda de renda da população, o bilhete gratuito para idosos, o desemprego, que fazem diminuir sensivelmente o número de passageiros, bem como o faturamento das empresas, prenunciando as mesmas dificuldades enfrentadas pelas empresas anteriores. Texto Plataforma Verri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário