domingo, 24 de maio de 2020

Ônibus da Viação Cometa, Terminal de Ônibus da Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil








Ônibus da Viação Cometa no Terminal de Ônibus da Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Fotografia

Você sabia que, no dia 24 de maio de 1954, a permissão de transporte urbano passou da empresa Antônio Achê & Cia para a Viação Cometa? A primeira empresa de ônibus urbanos teria aparecido em 1925, por iniciativa de João Godoy, que traçou o primeiro itinerário, vindo a ser sucedido, em 1928, pela empresa Antônio Milena (hoje nome de rua nos Campos Elíseos) e Luiz Colucci. Eram 8 veículos, 32 funcionários e circulavam em três linhas que cobriam a Vila Tibério, Campos Elíseos e Alto da Cidade. A empresa foi vendida para a firma Sampaio Teodomiro, a qual, pouco tempo depois, a alienou para Antônio Achê, o qual, com seus irmãos Manoel, João, Inácio, Nicolau, Sérgio, José, Alfredo, Elias e Rubens criaram a empresa Antônio Achê & Cia., que prestou serviços de 1942 até 1954. Tudo foi bem até o início da década de 1950, quando começaram a surgir problemas de ordem financeira. Com a inflação e alta do câmbio, a empresa teve os seus custos aumentados (salários, peças, impostos e ônibus importados) e dificuldades, junto à administração municipal, para aumentar a tarifa, (problema que afeta as empresas até hoje), e entrou em colapso, vindo a ser cassada a permissão, não obstante o contrato de 30 anos. Então, a partir do dia 24 de maio de 1954, assumiu a atividade a Viação Cometa, cuja permissão durou 30 anos, tendo realizado bons serviços, com ampliação das linhas e preço compatível. Simultaneamente, na 2ª. gestão do Prefeito Antônio Duarte Nogueira, foi instituída a Transerp, na condição de empresa de economia mista da Administração Indireta do Governo Municipal, tendo como principais atribuições a implantação e a exploração do sistema trólebus, além da gestão dos serviços de transporte público de passageiros no município .O sistema trólebus iniciou sua operação comercial em julho de 1982. Todavia, dado o crescimento da cidade, a exigir novas linhas e ônibus, a alta inflação do período, bem como a concorrência dos trólebus e o preço administrado da tarifa, sem o aumento adequado, acabou acontecendo o desinteresse da Viação Cometa na continuidade desse serviço público. Em 1984, o assumiram as empresas Andorinha (Turb), Transcorp (Grupo Weipar, da Bahia) e Rápido D´Oeste, (Família José Roberto Felício). A Transerp continuou com os trólebus até que os desativou em junho de 1999, a partir do que a empresa passou a exercer exclusivamente a função de gestora do transporte coletivo urbano até maio de 2000, quando passou a incorporar as atividades pertinentes à gestão do trânsito na malha viária municipal, atuando nas áreas de engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização. Em 2012, nova licitação foi aberta, sendo que aquelas mesmas empresas e mais a Sertran, de Sertãozinho (Família Luiz Antônio Felício), venceram-na, formando o Consórcio Pró-Urbano, o qual, desde então, é o responsável pelo transporte urbano local, fazendo alto investimento em ônibus (todos relativamente novos), em abrigos e terminais, nem por isso deixando de viver às turras com o Poder Público com o velho problema da fixação do valor da tarifa .E além da questão da tarifa, há outros problemas, como por exemplo, a inflação de custos, a queda de renda da população, o bilhete gratuito para idosos, o desemprego, que fazem diminuir sensivelmente o número de passageiros, bem como o faturamento das empresas, prenunciando as mesmas dificuldades enfrentadas pelas empresas anteriores. Texto Plataforma Verri.

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