terça-feira, 26 de maio de 2020

Palacete Tereza Toledo Lara, São Paulo, Brasil


Palacete Tereza Toledo Lara, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


O Palacete Tereza Toledo Lara está localizado na rua Quintino Bocaiuva, no centro de São Paulo. Ele é considerado um dos principais marcos da arquitetura nacional, inclusive por ter abrigado, nos anos 30, a antiga sede da rádio Record — uma das emissoras mais influentes do país no período.
Em 2007, a Casa de Francisca abriu as portas nos Jardins com a proposta de ser um palco diferente para shows. A ideia era atender um número restrito de pessoas, apenas 44 por noite, o que rendeu ao espaço o apelido de “a menor casa de shows da cidade”.
No salão decorado ao estilo cabaré à luz de velas, o serviço de bebidas e comidas era interrompido durante as apresentações, para evitar ruídos. A programação, com artistas como Arrigo Barnabé e Luiz Tatit, garantiu prestígio ao endereço.
Em dezembro, o local fechou as portas para que o projeto fosse transferido para um imóvel mais amplo e confortável. O negócio reabriu, EM 2017, no Palacete Teresa Toledo Lara, erguido em 1910 na esquina da Rua Quintino Bocaiuva com a Rua Direita, no centro. É um ponto de cultura que oferece diversas atrações de qualidade. Ali cabem 170 pessoas na plateia. O empreendimento tem como objetivo estimular a revitalização de outros imóveis no bairro, incentivando cada vez mais a visitação ao centro
Um dos fundadores da Casa de Francisca, Rubens Amatto topou com o prédio, desenhado pelo arquiteto Augusto Fried e tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Conpresp), em uma andança pelo bairro e decidiu entrar em contato com a administração.
O Palacete Tereza Toledo Lara foi construído em 1910 e é um dos mais raros prédios com estilo eclético que ainda conserva suas características arquitetônicas originais. De inspiração europeia, sua composição remonta ao período renascentista, barroco, neoclássico e maneirista italiano.
A fachada conta com diversos ornamentos e detalhes, como máscaras, carrancas, estátuas, guirlandas, figuras alegóricas etc. Ao redor do imóvel, encontram-se as esquinas da Rua Direita e da Rua José Bonifácio.
O projeto, elaborado por Antônio de Toledo Lara, conhecido como Conde de Lara, teve como objetivo servir a propósitos comerciais. O intuito também era o de oferecer opções culturais para o bairro, como livrarias e cafés.
Antigamente, a região contava com chácaras e pequenas aglomerações habitacionais. Entretanto, com o passar dos anos, ela cedeu espaço a diversos estabelecimentos, como lojas de instrumentos musicais e a editora Irmãos Vitale, sendo uma forte referência no comércio musical até hoje.
O patrimônio é tombado pela prefeitura de São Paulo e o primeiro pavimento é chamado de andar musical, pois traz diversas opções noturnas para a região.
Restaurado recentemente, o Palacete Tereza Toledo Lara faz com que os visitantes revisitem um passado mesclado com a arquitetura moderna. Sem dúvida, a conservação do local faz com que a história da cidade seja cada vez mais valorizada.
Cada vez mais, esse ponto tradicional do velho centro de São Paulo tem chamado a atenção de inúmeros turistas a cada ano. À noite, o espetáculo de luzes realça a riqueza do estilo de construção do prédio — fazendo com que ele seja incluído no roteiro de visitação da capital paulista.
O Palacete Tereza Toledo Lara, que conta um patrimônio histórico inigualável, é considerado um ponto importante para os amantes da arquitetura. Se você estiver procurando por um bom programa em São Paulo, não perca a oportunidade de conhecer mais de perto esse incrível edifício!
Ele se localiza na Rua Quintino Bocaiúva, 22, Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário