quinta-feira, 25 de junho de 2020

Terceiro Grupo Escolar, Atual Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil



Terceiro Grupo Escolar, Atual Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Ribeirão Preto - SP
Photo Sport
Fotografia - Cartão Postal


No início do século XX, Ribeirão Preto viveu um período conhecido como época de ouro, devido ao pleno progresso econômico e financeiro. Época das grandes fazendas e da chegada dos imigrantes e também de mineiros, paulistas e fluminenses em busca de uma vida melhor.
A Vila Tibério tinha cerca de 40 ou 50 casas, todas de ferroviários. A Antarctica iniciou a construção de sua fábrica em fevereiro de 1909, uma indústria que ocupou, inicialmente, 400 operários. O bairro progrediu rapidamente, pois a sua localização próxima ao centro da cidade favoreceu o desenvolvimento. Em 12 de outubro de 1917 foi fundado o Botafogo Futebol Clube.
A Vila Tibério, um bairro genuinamente operário, crescia e sua evolução pedia uma escola que atendesse as necessidades educacionais de seus moradores.
Neste cenário de riqueza e crescimento urbano, nasce o 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto, localizado na Vila Tibério, na rua Conselheiro Dantas, entre as ruas Luiz da Cunha, Martinico Prado e Conselheiro Saraiva (todas constavam na planta geográfica municipal) e em 16/10/1921 iniciaram-se as aulas propriamente ditas.
O local onde se construiu a escola era conhecido como “Chácara Veridiana” ou “Chácara Martinico”. Este imóvel era de propriedade do Conselheiro Antônio da Silva Prado, D. Veridiana Valéria da Silva Prado e de D. Albertina Prado que venderam à Prefeitura desta cidade no valor de 30:000$000 (trinta contos de réis).
Conforme consta no livro de Registro de Leis, Resoluções e Pareceres da comarca de Ribeirão Preto, em 28/04/1919, através da Resolução nº 797, a Prefeitura Municipal autorizou a doação do terreno ao Governo do Estado de São Paulo para a construção de um grupo escolar na Vila Tibério.
Primeiramente, a escola foi denominada de 3º Grupo Escolar de Ribeirão Preto. Posteriormente, pelo Decreto nº 23.949 de 16/12/1954, passou a chamar-se Grupo Escolar D. Sinhá Junqueira. E, tempos depois, recebeu seu nome definitivo: Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira.
O nome da instituição foi dado em homenagem à Theolina de Andrade Junqueira (Sinhá Junqueira), falecida em 08/11/1954, que realizou diversas ações sociais e filantrópicas na cidade de Ribeirão Preto e região. Trecho de texto do Jornal da Vila.
Nota do blog: Data não obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário