Propaganda "Não Tem Cara de Tiozão", Nissan Sentra, Nissan, Brasil
Propaganda
O público-alvo tradicional dos sedãs médios reside
em homens com mais de 35 anos. Muitos possuem visual demasiadamente sóbrio,
sendo rejeitados por uma parcela desse público que não quer “ter um carro que o
envelheça”. Sabendo disso, a Nissan fez uma peça publicitária para o Sentra,
cujo design se mostrava mais esportivo e jovial que os concorrentes.
Os publicitários buscaram fazer um ataque sutil ao Toyota Corolla, que era na época (e atualmente) o líder de vendas da categoria, porém considerado por muitos “carro de velho”, por conta de seu design, o “legitimo sucessor” do Ford Galaxie, Ford Landau, Ford Del Rey...rs.
Na propaganda a Nissan se ateve ao seu público-alvo e criou a banda The Uncles, com forte menção à jovem guarda, ao rock e ao centro velho, lembrados com carinho por quem era jovem nos anos 60 e 70. O refrão “não é carro de tiozão” criou um chavão para tratar dos veículos preferidos da faixa etária superior a 35 anos.
O paradoxo é que embora a propaganda tenha obtido sucesso e popularidade, caindo no gosto do público, o mesmo não aconteceu com o Nissan Sentra, que ficou marcado como “carro de velho”, ainda mais “tiozão” que o Toyota Corolla, com números de vendas baixíssimos em relação ao seu maior concorrente. Embora fosse um bom carro e ainda tenha evoluído nas gerações seguintes, nunca conseguiu se livrar da alcunha “tiozão” da propaganda de lançamento, um verdadeiro mico...rs.
Os publicitários buscaram fazer um ataque sutil ao Toyota Corolla, que era na época (e atualmente) o líder de vendas da categoria, porém considerado por muitos “carro de velho”, por conta de seu design, o “legitimo sucessor” do Ford Galaxie, Ford Landau, Ford Del Rey...rs.
Na propaganda a Nissan se ateve ao seu público-alvo e criou a banda The Uncles, com forte menção à jovem guarda, ao rock e ao centro velho, lembrados com carinho por quem era jovem nos anos 60 e 70. O refrão “não é carro de tiozão” criou um chavão para tratar dos veículos preferidos da faixa etária superior a 35 anos.
O paradoxo é que embora a propaganda tenha obtido sucesso e popularidade, caindo no gosto do público, o mesmo não aconteceu com o Nissan Sentra, que ficou marcado como “carro de velho”, ainda mais “tiozão” que o Toyota Corolla, com números de vendas baixíssimos em relação ao seu maior concorrente. Embora fosse um bom carro e ainda tenha evoluído nas gerações seguintes, nunca conseguiu se livrar da alcunha “tiozão” da propaganda de lançamento, um verdadeiro mico...rs.
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