Sears, Roebruck & Co, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia
Moda feminina, eletrodomésticos, móveis e outros produtos para casa. Durante décadas a Sears, Roebruck & Co era o endereço certo para quem precisava fazer compras. Referência em lojas de departamentos no Brasil e no mundo, a empresa americana chegou ao País em 1949 e revolucionou o mercado varejista de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde reinavam Mappin e Mesbla. Seu slogan impactante, “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” e sua ampla gama de produtos fizeram da empresa líder no mercado nacional até o início da década de 1980.
Na capital paulista seu endereço mais conhecido ficava no Paraíso, na Praça Oswaldo Cruz, no local onde hoje funciona o Shopping Paulista. Outra loja Sears muito procurada na cidade era a da Água Branca, onde em 1952, foi instalada a primeira escada rolante do País.
Muitos ainda se lembram das ações desenvolvidas pela Sears para atrair o público feminino. Desfiles eram organizados nas lojas para a promoção de novas coleções na década de 1950. E, durante o mês de outubro, as lojas promoviam o Mês da Beleza, com liquidação de produtos de maquiagem e consultoria de estilo. As mudanças nas filiais brasileiras vieram no começo dos anos 1980, quando a companhia começou a passar por problemas nos Estados Unidos, e a cadeia de lojas da América Latina foi vendida.
Em 1983, a joint venture holandesa Malzoni e Vendex (grupo Susa) adquiriu o controle acionário das 11 lojas da Sears no Brasil, num negócio calculado em cerca de U$ 60 milhões. A venda deu novo fôlego à matriz americana. Na década de 1990 o grupo holandês vendeu suas lojas para o Mappin e para shopping centers.
Na capital paulista seu endereço mais conhecido ficava no Paraíso, na Praça Oswaldo Cruz, no local onde hoje funciona o Shopping Paulista. Outra loja Sears muito procurada na cidade era a da Água Branca, onde em 1952, foi instalada a primeira escada rolante do País.
Muitos ainda se lembram das ações desenvolvidas pela Sears para atrair o público feminino. Desfiles eram organizados nas lojas para a promoção de novas coleções na década de 1950. E, durante o mês de outubro, as lojas promoviam o Mês da Beleza, com liquidação de produtos de maquiagem e consultoria de estilo. As mudanças nas filiais brasileiras vieram no começo dos anos 1980, quando a companhia começou a passar por problemas nos Estados Unidos, e a cadeia de lojas da América Latina foi vendida.
Em 1983, a joint venture holandesa Malzoni e Vendex (grupo Susa) adquiriu o controle acionário das 11 lojas da Sears no Brasil, num negócio calculado em cerca de U$ 60 milhões. A venda deu novo fôlego à matriz americana. Na década de 1990 o grupo holandês vendeu suas lojas para o Mappin e para shopping centers.
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