Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.
terça-feira, 13 de outubro de 2020
Vista da Praça Mauá e Edifício Joseph Gire, Março de 1960, Rio de Janeiro, Brasil
Vista da Praça Mauá e Edifício Joseph Gire, Março de 1960, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro - RJ
Fotografia
Vista aérea da Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro. Ali um arranha-céu destaca-se na paisagem da zona portuária desde a década de 1920 até hoje, o edifício "A Noite".
Considerado um marco do modernismo no Rio de Janeiro, o prédio foi erguido entre os anos de 1927 e 1929. Teve como denominação original “Edifício Joseph Gire”, nome do arquiteto responsável pelo projeto em parceria com Elisiário Bahiana. Do alto de seus 24 andares, em estilo art-déco, baseado em concreto armado, possui de seu terraço uma vista panorâmica da cidade e da Baía de Guanabara.
O “A Noite”, como popularmente ficou conhecido, ganhou esse nome por ter abrigado a sede do jornal de mesmo nome. Nas décadas seguintes, o prédio teve ainda mais sucesso por ter sido o local onde funcionou a Rádio Nacional, a partir de 1936. Ficou marcado assim como o grande palco da Era de Ouro do Rádio no Brasil.
O primeiro arranha-céu do Rio de Janeiro, então capital federal, representava uma espécie de “vitrine” para aqueles que chegassem à cidade por meio do porto. Durante um longo período no século XX, o Edifício "A Noite" esteve entre os prédios mais altos da América Latina.
Quem conhece a região percebe as muitas transformações ocorridas no local nas últimas décadas. O recente projeto de revitalização da região portuária trouxe consigo novidades como a construção Boulevard Olímpico, do Museu do Amanhã e do Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário