quinta-feira, 1 de abril de 2021

MASP e Avenida Nove de Julho, São Paulo, Brasil


 
MASP e Avenida Nove de Julho, São Paulo, Brasil
São Paulo - SP
Fotografia


Conheça 6 curiosidades sobre o MASP que talvez você não saiba:
1- Hoje o Masp é um dos símbolos da Avenida Paulista, só que o primeiro endereço do museu não foi essa movimentada avenida. Chateaubriand e o crítico de arte Pietro Maria Bardi idealizaram o Masp no centro da cidade, mais precisamente na Rua 7 de Abril, e foi nesse endereço onde ele foi inaugurado, em 2 de outubro de 1947. A mudança para a Avenida Paulista aconteceu apenas em 7 de novembro de 1968.
2- A inauguração do Masp recebeu a presença ilustre da rainha da Inglaterra Elizabeth II. Ela visitava o Brasil pela primeira vez e veio especialmente para o evento. As pessoas acabaram parando a Paulista, e o início das celebrações sofreu algum atraso.
3- O vão livre do Masp, um dos pontos mais conhecidos da arquitetura do prédio, não foi exatamente um surto de inspiração de Lina Bo Bardi, mas, sim, uma necessidade. É que o terreno onde se situa o Masp foi doado pela prefeitura, e era preciso construir um prédio que não tapasse a paisagem para a Avenida Nove de Julho. A forma de contornar essa exigência respeitando a condição dos doadores foi projetar uma construção com um grande vão.
4- Uma das “figuras” mais polêmicas é a pedra do vão do Masp. A história oficial é que ela está ali por carregar uma mensagem gravada em comemoração à inauguração do novo endereço. Porém, há quem diga que Lina Bo Bardi a escolheu porque a pedra tinha uma silhueta parecida com a de Chateaubriand.
5- Existem peças no Masp que nunca foram exibidas. Uma delas é uma armadura em aço e cobre de 1480. Também existem áreas que não são destinadas à visitação, como a sala com 8 mil obras do acervo permanente, que é vigiada por câmeras 24 horas.
6- Em 2008, o Masp entrou para o “Clube dos 19”, que reúne os museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte europeia do século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário