quinta-feira, 5 de agosto de 2021

A Seleção Brasileira e Suas Disputas Contra Adversários Sul-Americanos / Copa Roca / Copa Rio Branco / Superclássico das Américas / Taça Oswaldo Cruz / Troféu Bernardo O’Higgins - Artigo


 



A Seleção Brasileira e Suas Disputas Contra Adversários Sul-Americanos / Copa Roca / Copa Rio Branco / Superclássico das Américas / Taça Oswaldo Cruz / Troféu Bernardo O’Higgins - Artigo
Artigo



Em tempos passados a seleção brasileira não se reunia com a frequência de hoje, não havia superposição do calendário e muito menos se falava em datas FIFA.
A seleção viajava pouco para enfrentar adversários europeus e os confrontos eram muitos mais entre os sul-americanos. Poucos amistosos mas muitos jogos valendo pelo campeonato sul-americano e disputas valendo taças com alguns países da vizinhança.
Contra o Uruguai a seleção brasileira disputava a Copa Rio Branco, contra os argentinos a Copa Roca, contra o Paraguai a Taça Oswaldo Cruz e contra o Chile o Troféu Bernardo O’Higgins.
Em todos estes torneios a seleção brasileira levou vantagem, inclusive no Superclássico das Américas disputado contra a Argentina em substituição à Copa Roca.
Em sete edições do Troféu Bernardo O’Higgins, de 1955 até 1966, o Brasil venceu quatro e o Chile duas, com um empate na última edição, sendo as duas seleções declaradas vencedoras.
Contra o Paraguai na disputa da Taça Oswaldo Cruz, entre 1950 e 1976, a seleção brasileira venceu todas as oito edições que foram realizadas.
A Copa Rio Branco foi disputada entre 1931 e 1976. O Brasil venceu sete das 11 edições e, como aconteceu no Troféu Bernardo O’Higgins, em 1967 o título foi dividido pois Brasil e Uruguai empataram os três jogos realizados.
A disputa com a Argentina entre 1914 e 2018 resultou em 12 vitórias da seleção brasileira e apenas cinco dos argentinos. Estão computados os jogos pela Copa Roca e pelo Superclássico das Américas. Em 1971 o título também foi dividido (computado 1 vitória para cada seleção).


Nenhum comentário:

Postar um comentário